Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

4 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.46 - Os Ptolomeus


 Geografia Bíblica - Teologia 25.46

1 - Os Ptolomeus

Sob a égide dos Ptolomeus, experimenta o Egito um grande progresso. Em virtude de sua formidável e ágil frota, torna-se o mais poderoso reino grego. Não obstante as guerras e a política agressiva da Síria, consegue manter sua supremacia até o Século II a.C. Quando da ascensão da dinastia ptolomaica, havia, na mais florescente cidade egípcia - Alexandria - uma grande colônia judaica.

Complacentes e liberais, os ptolomeus permitiram aos dispersos de Judá o cultivo de suas tradições e a adoração de Jeová. Tão magnânimos eram esses soberanos que, in­clusive, incentivavam os judeus a continuar a praticar os ritos mosaicos. Ptolomeu Filadelfo, por exemplo, enco­mendou aos eruditos hebreus a tradução do Antigo Testa­mento em língua grega. Essa versão, composta em primo­roso e escorreito grego, é conhecida como a Septuaginta. Em Alexandria, ainda, os dispersos filhos de Abraão foram autorizados a construir um templo para perpetuar o nome do Santo de Israel.

Ventos de destruição e morte, entretanto, acabariam com a bonança da progressista comunidade judaica egíp­cia. Tudo aconteceu com a ascensão de Ptolomeu IV. Esse soberano, conhecido também como Filopator, encetou uma campanha militar de grande envergadura contra Antíoco, o Grande, com o objetivo de reconquistar a Pales­tina.
Depois de derrotar os sírios e entrar triunfalmente em Jerusalém, começou a urdir perigoso e sacrílego plano: en­trar no Santo Templo. Descobrindo-lhe o intento, os ju­deus puseram-se à porta da Casa do Senhor e, com incontido fervor, começaram a gritar e a protestar contra essa ignominiosa intenção.

Severamente pressionado, Filopator contém-se e não entra no santuário-maior do povo israelita. Todavia, a par­tir daquele momento, devota-lhe incontrolável ódio. De volta ao Egito, começa a perseguir os judeus e, conseqüen­temente, a perder o importante respaldo político da comu­nidade israelita plantada em solo egípcio.
Dessa época em diante, o reino ptolomaico começa a perder a sua importância. O cenário político do Oriente Médio, doravante, seria dominado pela Síria.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA