Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

12 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.81 - Vales da Terra Santa

 Geografia Bíblica - Teologia 25.81


Vales da Terra Santa

Sumário: Introdução. 
I - Vale do Jordão. 
II - Vale de Jezreel. 
III - Vale de Açor. 
IV- Vale de Aijalom. 
V- Vale de Escol. 
VI - Vale de Hebrom. 
VII - Vale de Si-dim. 
VIII - Vale de Siquém. 
IX - Vale de Basam. 
X - Vale de Moabe.

INTRODUÇÃO
Israel é uma terra abundante em vales. Antes da con­quista de Canaã, Moisés esclarece ao povo israelita: "Por­que a terra que passais a possuir não é como a terra do Egi­to, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente, com o pé, a regáveis como a uma horta; mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus, beberás as águas"   (Dt 11.10 e 11).
No Novo Dicionário da Bíblia, explica-nos A.R. Millard: "Na Palestina, onde a chuva cai somente durante certo período do ano, a paisagem é recortada por muitos vales estreitos e leitos de riachos (ou wadis), que só exibem água durante a estação chuvosa (em hebraico, nahal; no árabe, iradi). Freqüentemente, pode ser encontrada água subterrânea nesses wadis. durante os meses de estio. (Cf. Gn 26.17,19.) Os rios perenes atravessam vales e planícies mais largos (no hebraico, emeq, biq'ã), ou então cortam gargantas estreitas através da rocha. O vocábulo hebraico 'shephèlâ' denota terreno baixo, especialmente a planície costeira; 'gay' é termo hebraico que significa simplesmente rale.
Vale, segundo o mestre Aurélio, é uma depressão alon­gada entre montes ou quaisquer outras superfícies. Essa palavra é bastante comum no Antigo Testamento. Encontramo-la 188 vezes nas escrituras hebraicas. No Novo Tes­tamento, contudo, é mencionada apenas uma vez. É claro que não poderemos estudar todos os vales da Terra Santa. Deter-nos-emos nos principais.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA