Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

6 de março de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.150 - A Flora da Terra Santa


Geografia Bíblica - Teologia 25.150

II - A FLORA DA TERRA SANTA

A flora, mencionada nas Sagradas Escrituras, é de uma riqueza inigualável. No Antigo Testamento, encon­tramos mais de cem espécies vegetais. Atualmente, o go­verno de Israel está envidando esforços para recuperar o exuberante reino vegetal de seu território.
Estes eram os produtos encontrados com mais facili­dade no período veterotestamentário: trigo, oliva e uva. Esses alimentos formavam a dieta dos israelitas e consti­tuíam-se no trinômio repetido constantemente na Bíblia: pão, azeite e vinho. Eis mais alguns alimentos usados pe­los filhos de Israel: cevada, lentilha, feijão, mostarda, pe­pino, cebola, alho, romã, melão e tâmara.
Estas eram as plantas silvestres mais encontradas nos tempos bíblicos: cedro, faia, pinheiro, acácia, palmeira, carvalho, murta. Das flores, aqui estão as mais famosas: lírio do campo e rosa de Sarom.
W. J. Goldsmith fala acerca da flora de Israel: "Se a Palestina não é terra de florestas, é terra de pomares. O abricó, o figo, a cidra, a romã, a amora e a tâmara (esta no Baixo-Jordão) são encontrados, mas a oliveira e a parreira foram sempre as duas principais árvores frutíferas da Pa­lestina. Hoje, estendem-se os laranjais sobre largas áreas das colônias judaicas. O cultivo dos cereais era limitado aos planaltos menos elevados, aos vales mais abertos e às planíceis. Os melhores trigais são os da Filistia, do Esdrelon, do Mukneh (a leste de Nabus) e do haurã. A cevada, alimento dos animais e dos camponeses mais pobres, tor­nava-se o alimento dos israelitas em geral quando, perse­guidos pelos árabes, eram obrigados a abandonar as planí­cies. Assim, foi como um pão de cevada que o midianita viu em sonho o israelita, rodando colina abaixo e derribando sua tenda (Jz 7.13)." Através de intensos programas de irrigação, o governo israelense está conseguindo reflorestar a Terra Santa. Do documentário Este é Israel, extraímos este trecho para mostrar o que os judeus, com a ajuda do Todo-poderoso, estão fazendo para tornar o seu árido solo em um jardim: "Nos tempos bíblicos, as terras de Israel eram cobertas de florestas. Nos séculos subseqüentes, especialmente duran­te a Idade Média, muitas florestas foram destruídas pelos nômades e suas cabras e outras pelos turcos que as usavam como combustível para seus trens militares. Grande parte do reflorestamento tem sido realizado pela comunidade ju­daica, sendo que a maioria das florestas que cobrem hoje o solo de Israel foram plantadas durante os últimos 50 anos. Das poucas florestas antigas sobrevivem principalmente os bosques da Galiléia. Em 1948, havia 4.388.000 árvores em Israel. Quase 30 anos depois, havia 103.000.000 árvores, quase todas plantadas pelo Fundo Nacional Judaico."

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario