Hermenêutica - Teologia 29.12
História Espiritual
História Espiritual - A Bíblia se
preocupa com esta história. Que conhecemos como Plano de Salvação, que é
exatamente a relação correta entre Deus e seu povo e se povo com Deus.
A Bíblia só menciona fatos políticos
quando esta tem que ver com a História Espiritual do povo.
Considere com atenção a leitura de
João 21:25 – Se um leitor levar em consideração de forma literal este trecho, obviamente
acusaria a João de estar ando uma “falsa informação” Todavia o que temos aqui é
que conhecemos em literatura como: Exagero poético - Os evangelhos não são uma
biografia exata da vida de Jesus.
A explicação para o texto anterior
pode ser encontrada na leitura de: João 20:30, 31 - Só se encontram as coisas
necessárias à nossa salvação.
Nem tudo que Jesus fez foi escrito.
Os escritos foram fatos selecionados.
A Bíblia tem um duplo propósito:
Cristológico: Revelar a pessoa de
Cristo
S. João 5:39 / João 14:6
Soteriológico: Informa ao ser humano
os meios providos por Deus para a salvação do homem.
II Tim. 3:15
“Deus fala através das Escrituras não
com o propósito de tornar-nos eruditos, mas com o propósito de tornar-nos
cristãos”.
Dentro da Bíblia existem coisas
secundárias por natureza. Estas coisas contribuem para entender o ponto
central, mas não essas narrativas são o ponto central.
O conhecimento que temos acerca de
Deus é um conhecimento Parcial.
Consideremos a questão do
conhecimento de Deus com esta visão:
Jamais poderemos compreender Deus,
essa compreensão será sempre parcial, e muitas vezes cometemos o erro de olhar
os conceitos desde nossa visão humana, vejamos um exemplo:
Em grego temos duas palavras para o
conceito de tempo: “Kronos” e “Kairos” A primeira, “Kronos”, é a visão humana
sobre o tempo, a segunda é a visão divina, é a forma como Deus compreende o
tempo, por essa razão insistimos em afirmar que nosso tempo não é o mesmo tempo
de Deus, e isto se aplica à oração, pedimos para já, conforme nosso tempo, e
Deus nos responde sim, de acordo com seu tempo, somente quando o tempo de Deus
“Kairos” se cruza com nosso “Kronos” então e só então acontece o milagre.
A Bíblia não contem uma revelação
total de Deus, mas uma revelação parcial daquilo que é necessário para a nossa
salvação.
Calvino e a Hermenêutica – Adendo
Cultural
Orare e labutare foram palavras
empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes
termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito
Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos
indispensáveis à interpretação das Escrituras. Com o mesmo propósito, Lutero
empregou uma figura: um barco com dois remos, o remo da oração e o remo do
estudo. Com um só destes remos, navega-se em círculo, perde-se o rumo, e
corre-se o risco de não chegar a lugar algum.
Palavras e figuras como estas revelam
a consciência que os reformadores tinham do caráter divino-humano das
Escrituras e o equilíbrio fundamental que caracteriza a hermenêutica reformada
da Palavra de Deus.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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