História Da Igreja - Teologia
30.40
John Wiclyff
Este ao lado de John huss talvez seja
o maior nome da pré reforma, seu ministério teve início em um momento difícil
na Inglaterra esta que havia passado
por crises devido às guerras que vinham
de muito antes. Em 1066 após se libertar dos reis anglo‐saxões, a Inglaterra
dava início a formação de sua monarquia.
O rei Ricardo
I (1189‐1199) conhecido
como “Ricardo coração
de leão” iniciou
uma guerra contra
a França na
qual as batalhas
eram constantes; foi substituído
por seu irmão
o rei João
sem terra (1199‐1216)
que praticou a
mesma política. Tudo
isso fazia com
que os impostos aumentassem cada vez mais, afim de
que, com o dinheiro arrecadado, pudessem custear as guerras.
Após a revolta dos senhores feudais
em 1215 sendo apoiados pela burguesia impuseram a carta magna ao rei João que
proibia o aumento de impostos ou
a alteração de leis exceto sob
autorização do grande conselho, tratado este que foi violado em 1265 pelo rei
Henrique III. Devido a isso foram impostas mudanças que
convergiram para formação
do parlamento inglês
em 1295, nos
anos seguintes a
Inglaterra passaria por
situações nas quais
quem continuava a sofrer era o povo que além de tudo isso padecia sob
domínio da escravidão espiritual a que o papado impunha às pessoas. E foi nesta
conturbada situação que surgiu um homem que defendia os pobres e
desfavorecidos, combatia Roma defendendo os interesses dos camponeses os quais
a cada dia confiavam mais em suas
palavras.
Johannes Wiclyff ou mais comumente
conhecido como John Wiclyff nasceu em 1324 na Inglaterra foi educado na
universidade de Oxford, onde alcançou
o lugar de doutor em teologia e chefe dos conselhos que a dirigiam, em 1371
deixou a universidade para servir à coroa inglesa. Considerado o homem de maior
sabedoria e conhecimento de sua época entrou em luta contra papado em favor de
uma reforma urgente na igreja, nesta mesma época (1375) era padre em uma paróquia
em uma pequena cidade chamada Lutterworth, cidade esta que o admirava.
Condenava o poder papal, os frades
mercadantes e todo sistema monástico; não aceitava a interferência do papa na
Inglaterra esta que já vinha em discussão sobre esta intromissão constante;
também não reconhecia a autoridade papal. Uma de suas lutas era por um culto
simples como na igreja primitiva numa língua nacional onde os ouvintes pudessem
ter compreensão do que era dito e combatia o luxo, extravagância e frieza com
que era feita a missa; escreveu contra doutrinas da igreja dentre as quais está
a da transubstanciação.
Após tantas lutas o papado o condenou
no concílio eclesiástico sendo obrigado a calar‐se, no entanto isso não
resolveu, pois ele continuou as denúncias e trabalhou intensamente
distribuindo literatura cristã.
O concílio ainda
assim permitiu que voltasse à
sua paróquia onde
produziu o maior
de seus trabalhos, a tradução do
novo testamento do latim da vulgata para o inglês, terminando em 1380. Após o
término fez cópias manuais e começou a
divulga‐las sendo ajudado por seus discípulos, os irmãos lolardos que se
vestiam como mendigos e dependendo de esmolas pregavam o evangelho através
da tradução de Wiclyff. Os lolardos
se tornaram numerosos e quando Wiclyff iniciou a tradução do velho testamento
eles o ajudaram terminando no ano
de sua morte, 1384.
Morreu muito idoso e deixando uma
herança sem valor monetário, mas de grande valor espiritual e ideológico. Seus
discípulos que cresciam a cada dia foram duramente perseguidos pelo rei
Henrique IV e Henrique V até serem exterminados. Em 1382 sofreu uma embolia que
não o impediu de continuar
seu trabalho mesmo com dificuldade.
Em 1384 foi vítima de outra embolia que lhe foi fatal. Após trinta e um anos de
sua morte no concílio de Constança
foi declarado herege, seus ossos
foram tirados da sepultura, queimados e suas cinzas lançadas no rio Swift numa
tentativa papal em dar fim ao homem
que mesmo depois de morto
influenciava tantas vidas através de seus escritos.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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