Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

18 de maio de 2018

História De Israel – Teologia 31.165 (Livro 13 Cap 16) O REI ANTÍOCO SÓTER SITIA HIRCANO NA FORTALEZA DE JERUSALÉM E EM SEGUIDA LEVANTA O CERCO, DEPOIS DE UM TRATADO. HIRCANO ACOMPANHA-O NUMA GUERRA CONTRA OS PARTOS, ONDE ANTÍOCO É MORTO, E DEMÉTRIO, SEU FILHO, QUE ÁRSACES, REI DOS PARTOS, HAVIA POSTO EM LIBERDADE, APODERA-SE DO REINO DA SÍRIA.

História De Israel – Teologia 31.165

 
CAPÍTULO 16

O REI ANTÍOCO SÓTER SITIA HIRCANO NA FORTALEZA DE JERUSALÉM E EM
SEGUIDA LEVANTA O CERCO, DEPOIS DE UM TRATADO. HIRCANO
ACOMPANHA-O NUMA GUERRA CONTRA OS PARTOS, ONDE ANTÍOCO É
MORTO, E DEMÉTRIO, SEU FILHO, QUE ÁRSACES, REI DOS PARTOS, HAVIA
POSTO EM LIBERDADE, APODERA-SE DO REINO DA SÍRIA.

535. Antíoco Sóter, que conservava ainda ressentimento pelas vantagens que Simão, pai de Hircano, obtivera sobre ele, atacou a Judéia no quarto ano de seu reinado, que era o primeiro do principado de Hircano e a centésima septuagési-ma segunda Olimpíada. Após devastar os campos e obrigar Hircano a se retirar para Jerusalém, ele a sitiou, dividindo o exército em sete corpos, a fim de cercar toda a praça. Ficou algum tempo sem poder avançar, por causa das muralhas e do valor dos sitiados, e pela falta de água, que uma grande chuva remediou. Mandou depois construir, do lado do norte, que era de acesso mais fácil que o resto, cem torres de três andares, sobre as quais colocou muitos soldados a martelar constantemente as muralhas. A isso acrescentou uma dupla circunvalação, muito grande e larga, para tirar aos judeus toda espécie de comunicação de dentro para fora.
Os sitiados, por seu lado, faziam muitas arremetidas, com grandes perdas para os que os cercavam, sempre que os encontravam desprevenidos. E, quando se viam em perigo, fugiam apressadamente para a cidade. Hircano, vendo que uma grande quantidade de pessoas ociosas ocupava a praça e consumia inutilmente boa parte dos víveres, obrigou-as a sair, conservando apenas os que, pela sua força e vigor, eram aptos para a guerra. Mas Antíoco os impediu de alcançar os campos, e assim eles ficaram errantes dentro do recinto dos muros da cidade, onde a fome assolava miseravelmente.
A festa dos Tabernáculos chegou, e os sitiados, compadecidos da sorte de seus companheiros, fizeram-nos voltar para dentro da cidade. O sumo sacerdote Hircano rogou ao rei uma trégua de sete dias, para dar-lhes ocasião de celebrar aquela data, que era uma de suas grandes festas. O príncipe não somente consentiu, mas, levado por um sentimento de piedade, mandou-lhe liberalmente e com magnificência touros para sacrificar, os quais tinham os chifres dourados, e vasos de ouro e de prata cheios de toda espécie de perfumes preciosos. Isso foi recebido às portas e levado ao Templo. O rei mandou também viveres para os soldados, mostrando que não se parecia com Antioco Epifânio, o qual, após tomar cidade, mandara imolar porcos sobre o altar, poluindo o Templo com o sangue deles e violando as leis dos judeus, que por tal desprezo à sua religião conceberam um ódio irreconciliável contra ele. Esse outro Antioco, porém, foi cognominado Religioso por deliberação unânime, devido à sua extrema piedade.
Hircano ficou tão comovido pela sua virtude e humanidade que enviou embaixadores a ele para pedir-lhe que permitisse aos judeus viver segundo as leis de seu país. O sábio príncipe rejeitou o conselho daqueles que lhe insinuavam o extermínio de nossa nação, cujos costumes e maneira de viver eram inteiramente diferentes dos de outros povos. Ele julgou, ao contrário, que a devia tratar com toda a bondade. Respondeu então aos embaixadores que concederia a paz, contanto que lhe entregassem as armas, cedessem os tributos de Jope e das outras cidades que estavam fora da Judéia e recebessem uma guarnição. Os ju-deus aceitaram as condições, exceto a guarnição, porque não queriam misturar-se com nações estrangeiras. E, para se isentarem disso, entregaram reféns e quinhentos talentos de prata, dos quais trezentos foram pagos em moedas, e o irmão de Hircano foi um dos reféns. Abateram-se em seguida as ameias das muralhas da cidade, e o cerco terminou.
536.Hircano mandou abrir o sepulcro de Davi, que fora o mais rico de todos os reis, e de lá se retiraram três mil talentos. O sumo sacerdote foi o primeiro de todos os judeus a manter soldados estrangeiros. Fez depois uma aliança com Antioco, recebeu-o na cidade com todo o seu exército e marchou com ele contra os partos. O historiador Nicolau de Damasco presta testemunho do que acabo de narrar, com estas palavras: "O rei Antioco, depois de ter feito erguer um arco de triunfo à beira do rei Lico, por causa da vitória que obtivera sobre Indato, general do exército dos partos, ficou dois dias, a rogo de Hircano, judeu, por causa de uma festa dessa nação, durante a qual as suas leis não lhes permitem pôr-se em campo". Nisso esse historiador diz a verdade, pois a festa de Pentecostes estava para chegar, depois do sábado, e então não nos é permitido iniciar qualquer caminhada.
Antioco deu combate a Ársaces, rei dos partos, e foi vencido, perdendo a batalha e a vida. Demétrio, seu irmão, que Ársaces havia posto em liberdade assim que Antioco entrou em suas terras, apoderou-se do reino da Síria, como já dissemos em outro lugar.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario