Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

5 de outubro de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.192 - OS IRMÃOS REUNIDOS

História Do Cristianismo - Teologia 32.192



OS IRMÃOS REUNIDOS

Por fim, a intensidade dos seus sofrimentos comoveu o arcebispo de Praga, que anteriormente se tinha tornado saliente entre os calixtinos, e pela sua influência foram le­vados para os territórios de Lititz, nos confins de Morávia e Silésia, onde, por algum tempo, foram livres de persegui­ções, podendo até fundar uma colônia. Alguns dos seus ir­mãos que estavam entre os calixtinos reuniram-se a eles, juntamente com vários cidadãos de Praga, e não poucos fi­dalgos; para comemorar esta junção tomaram o nome de "Unitas Fratrum", ou Irmãos Reunidos. Isto teve lugar no ano de 1451.
Contudo, tinham estado instalados nos seus novos bairros apenas uns doze meses quando foram de novo inco­modados pelos malévolos agentes de Roma. O pretexto para esta nova perseguição foi uma acusação, sem base, de sedição, e os irmãos morávios tiveram de pôr em prática toda a sua paciência e toda a sua fé. A crueldade dos inqui­sidores era digna de seu ofício, e centenas de morávios ino­centes, que nem resistência faziam, foram por ordem deles agarrados e lançados na cadeia. Uns deixaram que morres­sem de fome; outros foram torturados; outros mutilados, e outros queimados; e alguns que podiam fugir foram obri­gados a refugiar-se nas cavernas e nos bosques, onde se ali­mentavam da caça que matavam e dos frutos silvestres que os arbustos davam; e quando deixavam os seus escon­derijos, iam uns atrás dos outros em fila, pisando as pega­das uns dos outros, levando o último um ramo com que apagava os sinais dos pés, e foi assim que evitavam ser apa­nhados. Quando chegava a noite acendiam o lume, não ou­sando fazê-lo de dia, com medo que o fumo, elevando-se, os atraiçoasse, e ao trêmulo clarão daquelas fogueiras ti­nham lugar as suas piedosas reuniões, onde juntos liam as suas Bíblias. No ano 1470 terminaram a tradução da Bíblia para a língua boêmia, e não tardou muito tempo que fossem impressas várias edições. Assim, pois, uma coi­sa ia ajudando a outra, e, a despeito dos esforços que Roma fazia para perturbar e fazer oposição, ia-se preparando o terreno para a reforma que se aproximava.
Há ainda três nomes que sobressaíram nesse tempo e a que não devemos deixar de nos referir, ainda que em pou­cas palavras.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario