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15 de outubro de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.231 - A DOUTRINA DE TRANSUBSTANCIAÇÃO

História Do Cristianismo - Teologia 32.231



A DOUTRINA DE TRANSUBSTANCIAÇÃO

Lutero nunca tinha podido livrar-se de tudo das redes do papismo; e a doutrina da presença verdadeira de Cristo na Eucaristia era um dogma a que ele se agarrou até o fim. É verdade que mudou a palavra transubstanciação por consubstanciação, e procurou modificar esta nociva e blas­fema doutrina, mas a sua modificação foi um fraco expe­diente que não alterou o erro. Roma afirmava - custa es­crevê-lo - que "as mãos dos sacerdotes são elevadas a uma altura que não é concedida a nenhum dos anjos, e podem criar Deus, o Criador de todas as coisas, e oferecê-lo para a salvação do mundo inteiro". Por outras palavras, que o pão e vinho eram convertidos no corpo e sangue de Cristo na Eucaristia, fazendo desta doutrina a pedra da esquina da sua fábrica de erros, e condenando como infiéis todos aqueles que a rejeitavam. Lutero mantinha a mais absur­da e igualmente errônea noção de que os elementos depois da consagração ficavam sendo exatamente o que eram an­tes dela - verdadeiro pão e vinho, "mas que o pão e vinho tinham também em si a substância material do corpo hu­mano de Cristo" - "Logo que sejam pronunciadas as pala­vras de consagração sobre o pão, o corpo está ali, por mais perverso que possa ser o sacerdote que as pronuncia!" -São estas as próprias palavras do reformador!
Ora Zwínglio e o grupo dos reformadores suíços tinham horror a ambas estas doutrinas. Tinham restabelecido o ensino das Escrituras quanto a estas preciosas memórias; e tinham largamente espalhado as suas convicções, embora particularmente, entre os sábios da Europa. O amigo de Lutero, o Dr. Carlstadt, foi um dos primeiros a rejeitar a idéia luterana e abraçar a antiga doutrina restaurada, mas Lutero, desgostoso pelas medidas brandas, publicou no ano 1525 um panfleto vigoroso contra o seu antigo chefe; e daqui nasceu a controvérsia.






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