História Do Cristianismo -
Teologia 32.231
A DOUTRINA DE TRANSUBSTANCIAÇÃO
Lutero nunca tinha podido
livrar-se de tudo das redes do papismo; e a doutrina da presença verdadeira de
Cristo na Eucaristia era um dogma a que ele se agarrou até o fim. É verdade que
mudou a palavra transubstanciação por consubstanciação, e procurou modificar
esta nociva e blasfema doutrina, mas a sua modificação foi um fraco expediente
que não alterou o erro. Roma afirmava - custa escrevê-lo - que "as mãos
dos sacerdotes são elevadas a uma altura que não é concedida a nenhum dos
anjos, e podem criar Deus, o Criador de todas as coisas, e oferecê-lo para a
salvação do mundo inteiro". Por outras palavras, que o pão e vinho eram
convertidos no corpo e sangue de Cristo na Eucaristia, fazendo desta doutrina a
pedra da esquina da sua fábrica de erros, e condenando como infiéis todos
aqueles que a rejeitavam. Lutero mantinha a mais absurda e igualmente errônea
noção de que os elementos depois da consagração ficavam sendo exatamente o que
eram antes dela - verdadeiro pão e vinho, "mas que o pão e vinho tinham
também em si a substância material do corpo humano de Cristo" -
"Logo que sejam pronunciadas as palavras de consagração sobre o pão, o
corpo está ali, por mais perverso que possa ser o sacerdote que as
pronuncia!" -São estas as próprias palavras do reformador!
Ora Zwínglio e o grupo dos
reformadores suíços tinham horror a ambas estas doutrinas. Tinham restabelecido
o ensino das Escrituras quanto a estas preciosas memórias; e tinham largamente
espalhado as suas convicções, embora particularmente, entre os sábios da
Europa. O amigo de Lutero, o Dr. Carlstadt, foi um dos primeiros a rejeitar a
idéia luterana e abraçar a antiga doutrina restaurada, mas Lutero, desgostoso
pelas medidas brandas, publicou no ano 1525 um panfleto vigoroso contra o seu
antigo chefe; e daqui nasceu a controvérsia.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
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