Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

23 de outubro de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.245 - AFIXAÇÁO DE CARTAZES

História Do Cristianismo - Teologia 32.245



AFIXAÇÁO DE CARTAZES

Por fim tomaram um expediente com que esperavam apressar a obra; prepararam um protesto no qual se expu­nham os abusos de Roma nas mais vivas cores. Por toda a França circularam cópias deste protesto, e foi particular­mente combinado que fosse publicado simultaneamente em todas as cidades em uma certa noite - 18 de outubro de 1534 (outros dizem 24), foi a data fixada para o plano; e aquela obra notável de uma só noite, deu a todo o ano o nome de "Ano dos Cartazes".
Por fim chegou essa noite - uma noite de ansiedade para os luteranos, e a ousada empresa de afixar os cartazes concluiu-se tranqüilamente e sem distúrbios. Em Paris, afixaram cópias na parede da universidade, e de todos os edifícios públicos, e as portas da catedral ficaram cober­tas. Até a casa do Parlamento, e a porta do quarto de dor­mir do rei, não foram excetuadas; sendo porém provável que algum inimigo fosse o responsável pela colocação do cartaz ali. Chegou a manhã, e os efeitos produzidos pela descoberta não se podem descrever. A excitação era incrí­vel; por toda a parte se levantou o grito de cólera: "Morte aos hereges!" e logo começou uma tempestade de persegui­ções terríveis. O rei ficou pálido de cólera quando viu o car­taz, e exclamou encolerizado: "Prendam-nos a todos, e que o luteranismo seja totalmente exterminado".
Imediatamente se fizeram inúmeras prisões, e as exe­cuções seguiam-se uma após outra com terrível rapidez. No dia 21 de janeiro de 1535, saiu uma procissão para ex­piar, como diziam, as indignidades que tinham sido prati­cadas contra a igreja, e passou pelas ruas mais concorridas de Paris numa sombria majestade, sendo as solenidades desse dia coroadas com o martírio de seis luteranos. 0 rei que estava presente fez um violento discurso contra as doutrinas dos reformadores. Porém quanto teria dado mais tarde para poder arrancar da sua consciência os crimes de tanto sangue, e para aliviar a sua alma das conseqüências que ele sabia estarem pesando sobre si?!



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario