Homilética - Teologia 33.08
O CONTEÚDO DA HOMILÉTICA
Com a Palavra de Deus,
é-nos dado o conteúdo da pregação. Pregamos esta Palavra, e não meras palavras
humanas. Na comunicação da Palavra de Deus, lembramo-nos de que nossa pregação
deve consistir nessa mesma Palavra: "Se alguém fala, fale de acordo com os
oráculos de Deus..." (1 Pe 4.11).
Este falar não é o nosso
falar, sendo antes um dom de Deus, um charisma. No po-der de Deus, nosso falar
torna-se o falar de Deus: "... tendo vós recebido a palavra que de nós
ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homem, e, sim, como, em
verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em
vós, os que credes" (1 Ts 2.13; cf. 1 Co 2.4s.; 2 Co 5.20; Ef 1.13).
Concluímos, pois, que o
conteúdo da homilética evangélica é a Palavra de Deus. Com ela, é-nos confiado
um "tesouro em vasos de barro" (2 Co 4.7). É a responsa-bilidade dos
"ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus" (1 Co
4.1), que anunciam "todo o desígnio de Deus" (At 20.27). O conteúdo
da pregação apostólica testifica a plenitude do testemunho bíblico. Isto se torna
evidente ao analisarmos os sermões de Pedro e de Paulo, no livro de Atos
(mensagens de Pe-dro: At 2.14-40; 3.12-26; 4.8-12; 5.29-33; 10.34-43; mensagens
de Paulo: At 13.16-41; 14.15-17; 17.22-31; 20.18-35; 22.1-21; 24.10-21;
26.1-23; 26.25-29). Nestes sermões, encontramos um testemunho de seis faces
que, com palavras diferentes, repete-se:
1. O testemunho da
perdição do homem (o pecado e seu julgamento);
2. O testemunho da
história da salvação efetivada por Deus em Jesus Cristo (Sua
humilhação, encarnação, sofrimento, morte, ressurreição, exaltação e segunda
vinda);
3. O testemunho das
Escrituras e da própria experiência;
4. O testemunho da
necessidade imperativa de arrependimento e dedicação da vida a Jesus Cristo
(confissão dos pecados, fé salvadora, vida santificada);
5. O testemunho do
julgamento sobre a incredulidade; e
6. O testemunho das
promessas para os fiéis.
As mensagens apostólicas
dirigem-se ao homem integral e convidam-no a uma entrega absoluta a Cristo
(consciência, razão, sentimento e vontade).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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