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8 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.16 INSTRUÇÕES PRÁTICAS PARA A EXEGESE


 
Homilética - Teologia 33.16

INSTRUÇÕES PRÁTICAS PARA A EXEGESE

Os preparativos fundamentais. Antes de iniciar o trabalho detalhado de exegese, o aluno precisa familiarizar-se com o texto escolhido. É impossível conhecer alguém sem gastar tempo e mostrar interesse pela pessoa. As boas relações não surgem da noite para o dia, mas desenvolvem-se à medida que as partes interessam-se uma pela outra, comunicam-se, passeiam juntas, dialogam. Para nos familiarizarmos com qualquer texto bíblico, precisamos relacionar-nos com a passagem escolhida, gastar tempo, meditar, prestar atenção nas palavras, orar. Familiarizar-se com um texto bíblico é um processo lento, demorado, mas gratificante. Charles Haddon Spurgeon, o rei dos pregadores ingleses do século XIX, disse a seus estudantes que, se não conseguissem pregar pelo menos 50 vezes sobre o mesmo texto, isso indicaria que ainda não haviam compreendido tal passagem em sua plenitude.
Observemos os seguintes passos metodológicos a serem seguidos para nos familiarizarmos com um texto bíblico específico:
Obtenha uma sólida impressão inicial do texto.
 a. Leia o texto escolhido em voz alta diversas vezes.
 b. Leia versões bíblicas diferentes (EIBB, ARA, ARC, BLH).
 c. Memorize o conteúdo principal ou até todos os versículos.
2. Esclareça o contexto.
 a. Anote o que precede o texto.
 b. Observe o que segue o texto.
 c. Verifique qual o tema predominante dos contextos imediato e remoto.
É importante distinguir o contexto imediato (dentro do mesmo capítulo) do contexto remoto (dentro de alguns capítulos ou até do livro inteiro).
A palavra contexto deriva dos termos com e texto. No contexto, consideramos tudo o que vem com o texto, ou seja, frases anteriores e posteriores, versículos anteriores e posteriores, capítulos anteriores e posteriores. H. W. Robinson define o contexto como o arcabouço mais amplo no qual uma passagem ocorre. Pode ser tão estreito como um parágrafo ou capítulo, mas em última análise inclui o argumento maior do livro. PB, p. 51.
Nossas perguntas quanto ao contexto são estas:
1. Como a passagem se relaciona com o material a seu redor e com o contexto remoto?
2. Como a passagem se relaciona com o restante do livro?
3. Como a passagem se relaciona com a Bíblia como um todo?
4. Como a passagem se relaciona com a cultura, o momento histórico e o pensamento teológico da época em que foi escrita?
* Veja o gráfico na edição impressa
O contexto do capítulo 3 (da mesma carta) fala da excelência do ministério da nova aliança. Devemos apenas sublinhar a palavra ministério cada vez que aparece em 2 Coríntios 3 e 4 para perceber que este é o cerne do assunto exposto por Paulo.
Exemplo 2: Lucas 15.11ss.
No contexto, descobrimos que Lucas relata três parábolas que se referem a coisas perdidas: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho perdido. Só falta esclarecer teologicamente o termo perdido e relacioná-lo aos publicanos e pecadores de Lucas 15.1 para obter o núcleo organizador de Lucas 15: o amor de Jesus pelos pecadores perdidos.
Em textos sinópticos, deve-se fazer uma comparação resumida, observando o material peculiar e os trechos omissos de cada evangelista, elaborando uma cronologia dos acontecimentos. Para isso, pode-se usar a obra Harmonia dos Evangelhos, de S. L. Watson e W. E. Allen. A finalidade de uma sinopse ou harmonia dos evangelhos é a organização da matéria dos quatro evangelhos canônicos em colunas paralelas, de modo a facilitar sua comparação nos trechos em que tratam do mesmo assunto e o realce da matéria peculiar a cada um deles, bem como as diferenças de estilo dos autores. Procura-se também dispor em ordem cronológica a narrativa, para que seja conexa e contínua no maior grau possível à história da vida de Jesus. W. E. Allen, prefácio à segunda edição de S. L. Watson e W. E. Allen, Harmonia dos Evangelhos (Rio de Janeiro: JUERP, 1979).
Exemplo: Jesus prediz que Pedro o negará
Marcos 14.27-31  27 Então lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas.    28 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.    29 Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu jamais!   30 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.  31 Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja neces-sário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disse- ram todos.
Mateus 26.31-35  31 Então Jesus lhes disse: Esta noite todos vós vos escandaliza-reis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão disper-sas.   32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.    33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.  34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.  35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Lucas 22.31-34  31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo.       32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.  33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão, como para a morte.  34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que hoje três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
João 13.36-38  36 Perguntou-lhe Si-mão Pedro: Senhor, para onde vais? Res- pondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.         37 Replicou-lhe Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida.   38 Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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