Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

9 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.18 Os passos da metodologia da exegese lingüístico-gramatical são os seguintes:


 
Homilética - Teologia 33.18

Os passos da metodologia da exegese lingüístico-gramatical são os seguintes:

a. Traduzimos o texto de seu original hebraico ou grego.
b. Definimos os termos principais de um texto (e. g., Rm 3.21-31) com a ajuda de um dicionário hebraico ou grego juntamente com o NDITNT, para compreendermos sua origem, seu desenvolvimento, seu uso e seu significado bíblico e cultural.
c. Comparamos algumas versões e traduções diferentes (ARA, ARC, EIBB, BLH, BJ).
d. Subdividimos as orações em seus componentes: sujeito, objeto, expressão principal, adjuntos adverbiais, frases secundárias; então, verificamos como cada um se relaciona com o restante do versículo.
e. Observamos as particularidades do texto: repetições de palavras, contrastes, interrogações, conseqüências, afirmações etc.
f. Diferenciamos os substantivos dos verbos, advérbios e pronomes; a voz passiva da ativa; o subjuntivo do indicativo etc., para obtermos uma compreensão maior.
Alguns exemplos
a. Romanos 5.10
Que verbo aparece duas vezes? Em que tempo aparece este verbo? Qual a origem e o significado deste verbo em grego? (Verifique no NDITNT, vol. IV, pp. 69-78.)
Efésios 2.20 Quais são os verbos? Em que tempo se encontram estes verbos? Quais são os substantivos? Quem é o sujeito? Quem é o objeto? Qual é a frase principal? Quais são as frases secundárias?
Gálatas 2.20 Qual é o verbo que se repete? Em que tempo esse verbo se encontra? Em que tempo encontra-se o termo crucificado?
Tiago 4.7-10 Quantos imperativos encontramos nesta passagem? Quais são os pronomes encontrados nesta passagem?
Apocalipse 1.18 Observe e determine todas as formas verbais e os substantivos deste versículo.
Agostinho estabeleceu a regra: Distingue tempora et concordabis Scriptura. Esta regra é nossa tarefa na exegese gramatical!
A exegese histórico-cultural. A tarefa da exegese histórico-cultural é explicitar da-dos e circunstâncias históricos, costumes e tradições que se originaram em outra cultura. A pergunta fundamental na exegese histórico-cultural é sempre esta: Quais circunstâncias históricas e culturais precisam ser analisadas e compreendidas?

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario