Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

10 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.21 A Bíblia Vida Nova


 
Homilética - Teologia 33.21

A Bíblia Vida Nova

O objetivo da Bíblia Vida Nova é colocar ao alcance dos leitores e estudiosos da Palavra de Deus, em um só volume, todos os auxílios possíveis para uma compreensão maior da Bíblia. BVN, p. 3.
Além do texto da ARA, a Bíblia Vida Nova apresenta referências nas margens esquerda e direita para o estudo de tópicos, notas de rodapé em forma de pequenos comentários e auxílios homiléticos, um índice da enciclopédia de assuntos, baseado no New Topical Textbook, em ordem alfabética, uma enciclopédia de assuntos com mais de 20.000 tópicos e 4.200 temas, análise e introdução aos 66 livros da Bíblia, um esboço doutrinário da fé cristã e 15 mapas com indicações sobre as jornadas de Israel, as viagens de Jesus, de Pedro e de Paulo, além da cidade e do templo de Jerusalém.
O ponto de partida da Bíblia Vida Nova foi a famosa Bíblia Thompson. A enciclopédia de assuntos foi ampliada pelas referências dos temas principais da Bíblia encontrados no New Topical Textbook. BVN, p. 3. As análises e introduções aos 66 livros da Bíblia são da Holman Study Bible. As notas de rodapé foram elaboradas por professores e pastores brasileiros; parte delas foi traduzida da Thompson Topic Bible, e as demais, escritas diretamente em português.
A primeira edição da Bíblia Vida Nova surgiu em 1976, sendo seu editor responsável o Dr. Russell P. Shedd. Seu manuseio é simples e as instruções de uso, bastante claras:
a. As referências impressas à esquerda dos tópicos no A. T. indicam o início de uma corrente de referências.
b. As referências à direita do tópico dizem respeito à próxima referência do mesmo assunto.
c. Os tópicos são sugestões de assuntos que a pessoa poderá pesquisar, usando primeiro o índice para encontrar o número do assunto na Enciclopédia, para depois localizar as referências ao assunto em toda a Bíblia. Os números nas margens das páginas do N. T. correspondem à completa coleção de referências na Enciclopédia.
d. O termo veja indica outros assuntos paralelos...
As notas são pequenos comentários preparados como o intuito de ajudar os leitores na compreensão do texto, bem como constituem sugestões para esboços de sermões sobre a passagem em pauta.
Todos os assuntos, com seus subtítulos, são organizados em ordem alfabética com seu número no lado direito que corresponde à coleção de referências na Enciclopédia.
Na Enciclopédia ajuntam-se mais de 20.000 tópicos e subtópicos abordando 4.218 dos temas e personagens principais da Bíblia. Esta seção serve como chave bíblica, um resumo de tudo o que a Bíblia ensina sobre os assuntos alistados, uma fonte de doutrina bíblica e base para estudo e pesquisa. BVN, p. 4
Nas páginas 286-327 do apêndice, o leitor da Bíblia Vida Nova encontrará uma pequena introdução para cada um dos 66 livros da Bíblia, apresentando seu tema principal, um esboço, a data, o autor e outras questões introdutórias relevantes.
As páginas 328-345 abordam, de maneira resumida, simples e clara, um esboço geral da doutrina cristã; é um minicompêndio de introdução à teologia sistemática:
a) Deus em Sua revelação, Sua natureza e Sua atuação; b) o homem em seu estado original e no estado do pecado; c) o Redentor e a redenção; d) a experiência da salvação pessoal; e) a vida coletiva dos remidos na igreja; f) o porvir. BVN, p. 4.
Nas páginas de 347-368, o leitor encontrará 15 mapas orientando sobre as jornadas de Israel no deserto, as viagens de Jesus durante Seu ministério público, as viagens de Pedro, as viagens missionárias de Paulo, a cidade de
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario