Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

10 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.23 Atlas bíblico


 
Homilética - Teologia 33.23

Atlas bíblico

O Pequeno Atlas Bíblico, de H. H. Rowley, contém mapas do Antigo Oriente Próximo, de Canaã antes da conquista israelita, da viagem para a Terra Prometida, de Israel em Canaã, dos dois reinos, dos lugares arqueológicos, dos seis grandes impérios (egípcio, assírio, babilônico, persa, grego, romano), de Jerusalém no tempo de Jesus Cristo, da Palestina na época de Jesus Cristo, das três viagens missionárias de Paulo e de sua viagem a Roma, das igrejas primitivas, da propagação e extensão do cristianismo, do cristianismo e das grandes religiões do mundo.
Depois destes 24 mapas coloridos, seguem-se dois diagramas sobre os períodos históricos e os avanços e retrações da igreja.
"A finalidade deste Atlas Bíblico é ajudar o estudioso da Bíblia a conhecê-la melhor. Considerando-se que a geografia exerce forte influência na história, grande parte da Bíblia, particularmente do Antigo Testamento, não será adequadamente compreendida a não ser quando vista no contexto geográfico próprio. H. H. Rowley, Pequeno Atlas Bíblico (São Paulo: ASTE, 1966), p. 3.
Finalmente, agora chega o momento de concluir a exegese bíblica e resumir o trabalho feito até aqui. Muitas pessoas perguntam como podem resumir uma exegese bíblica que forneceu tanto material. Logo se torna evidente que jamais poderemos colocar tudo o que foi reunido e pesquisado dentro de uma mensagem de meia hora. Todo material oriundo dos preparativos fundamentais, da exegese lingüístico-gramatical, da exegese histórico-cultural, da exegese teológico-pneumatológica e da exegese auxiliar não cabe dentro de uma só prédica. Algumas sugestões práticas podem nos orientar:
a) escolha apenas o material relevante ao tema de sua mensagem;
b) limite-o ao essencial, ao cerne de sua mensagem;
c) evite questões puramente teóricas ou técnicas que não edificam a congregação;
d) estruture o texto conforme o material básico.
Portanto, resuma os resultados exegéticos, ressaltando o cerne da exegese, e em seguida parta para o esboço da mensagem.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario