Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

13 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.33 AS TRÊS FORMAS PRINCIPAIS DE SERMÃO

Homilética - Teologia 33.33


AS TRÊS FORMAS PRINCIPAIS DE SERMÃO

Tradicionalmente, as obras homiléticas diferenciam três tipos de sermão: o sermão temático (também chamado de sermão de tópico), cujos argumentos resultam do tema, independentemente do texto; o sermão textual, cujos argumentos principais são tirados do texto bíblico; e o sermão expositivo, cujos argumentos giram em torno da exposição exegética completa do trecho bíblico em pauta.
Atualmente, esta classificação está sendo questionada por ser artificial (ociosa), confusa, inútil, teórica e restritiva, pois qualquer mensagem bíblica é: temática, por ter um tema principal; textual, porque se baseia em um ou alguns textos bíblicos; e também expositiva, visto que expõe as idéias da Palavra de Deus. "Cada sermão, pelo seu texto, pelo seu tema, pela sua tese e pela sua argumentação, torna-se uma peça original, única, específica, que não comporta classificação genérica em particular. É verdadeira perda de tempo o que se tem feito nesse sentido". PMS, p. 43.
Reconhecemos que existem várias maneiras de se classificarem os sermões. Poderíamos agrupar as mensagens conforme seu conteúdo ou assunto principal, sua estrutura, seu método psicológico (indutivo, expositivo) ou ainda sua categoria eclesiástica (evangelísticas, exortativas, doutrinárias, de avivamento, devocionais, inspirativas, consoladoras, nupciais, natalícias, cívicas, fúnebres, festivas etc.).
O sermão temático (tópico)
É aquele cuja divisão é extraída do tema. Em outras palavras, divide-se o tema, não o texto de onde o tema é tirado.
Vantagens do sermão temático:
1. É o de divisão mais fácil. De fato, é o mais simples. É mais fácil dividir um tema do que um texto, visto que este é mais complexo.
2. É o de lógica mais fácil. O sermão temático é o que mais se presta à observação da ordem e da harmonia das partes.
3. Conserva melhor a unidade. A proporção entre o primeiro e o último ponto e a relação de harmonia entre estes e o tema constituem o segredo de sua unidade. Assim, é mais fácil ser mantido até o fim.
4. Presta-se melhor à discussão de temas morais, evangelísticos e ocasionais.
5. Adapta-se melhor à arte da oratória.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.



Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario