Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

14 de agosto de 2019

Homilética - Teologia 33.40 TEMA: DOIS TIPOS DE CRISTÃO

Homilética - Teologia 33.40


 
TEMA:            DOIS TIPOS DE CRISTÃO

TEXTO:          Lucas 10.38-42

INTRODUÇÃO: Todos os cristãos são discípulos de Jesus, sendo salvos por Sua divina graça; mas nem todos são iguais. De fato, estudando as atitudes das duas discípulas de Betânia, Marta e Maria, a quem o Senhor amava e em cuja casa gostava de estar, descobrimos nelas dois tipos de cristão. Vejamos, pois, em face do texto, quais são esses tipos.
I. Cristãos mais preocupados com o aspecto material da vida cristã do que com o espiritual v. 40.
1. Marta, não obstante ter sido uma boa crente, representa esse tipo de cristão.
2. Notemos que Marta provavelmente estava preparando uma refeição para o Senhor e Seus discípulos v. 38.
3. Ou, talvez, após oferecer a refeição, tenha se dedicado a outros trabalhos domésticos, aos quais deu mais importância do que ao aprendizado dos mistérios do reino de Deus, aos pés de Jesus v. 42.
4. Essa atitude arrastou Marta como também acontece com qualquer cristão aos seguintes estados:
Viver preocupado "te preocupas com muitas cousas". Queremos fazer diversos negócios ao mesmo tempo e preocupamo-nos com a possibilidade do prejuízo ou do fracasso.
Viver ansioso "Marta, estás ansiosa". A ansiedade é fruto de alguma preocupação de ordem material ou moral, a falta de confiança na providência de Deus. Ela pode gerar graves distúrbios físicos com conseqüências fatais.
Viver perturbado "Marta, andas perturbada". O cristão que coloca os valores materiais em primeiro plano em sua vida não pode deixar de ter perturbações, porque quase sempre confia mais em sua própria habilidade do que no Senhor, para solucionar seus problemas.
Censurar os cristãos mais espirituais ou chamá-los de fanáticos, porque preocupam-se mais com as coisas do reino de Deus. "Senhor, não te importas de que minha irmã me deixe servir só?"
5. Desse modo, os cristãos que andam assoberbados de serviços e negócios não dispõem de tempo:
para falar com o Senhor em oração;
para ler Sua Palavra e nela meditar;
para dar testemunho do poder salvador de Jesus;
para ir à igreja ou tomar parte das atividades eclesiásticas.
II. Cristãos que se preocupam mais com o aspecto espiritual da vida cristã do que com o material v. 42.
1. Maria sabia que era seu dever ajudar a irmã no serviço doméstico; entretanto, sentia que maior era o dever de ouvir e aprender de Jesus aquilo que ninguém poderia ensinar melhor do que Ele.
2. Os serviços domésticos, sempre ela os poderia fazer, mas ouvir a Palavra da vida dos lábios de Jesus era raro. Por esse motivo, não queria perder tal oportunidade. Assim deve proceder todo cristão.
3. Não há prejuízo, mas somente lucro em pararmos um pouco as atividades materiais ou nossos negócios a fim de nos dedicarmos ao serviço e interesses do reino de Deus.
4. Os cristãos que submetem seus interesses aos de Jesus sempre:
 são espirituais;
 são fervorosos;
 não têm preocupações obsessivas de ordem material;
 são confiantes na providência e no amor de Deus;
 têm paz e tranqüilidade de espírito;
 têm satisfação e prazer em ser cristãos;
 escolhem a melhor parte, que jamais lhes será tirada, e crescem "na graça e no conhecimento de Jesus".
CONCLUSÃO: A que tipo pertencemos nós? Se do tipo de Maria, somos bem-aventurados. Entretanto, não nos devemos orgulhar disso, mas persistir humildemente no mesmo caminho. Se, porém, somos do tipo de Marta, atendamos às advertências carinhosas do Senhor e mudemos de rumo para nossa felicidade e para a glória de Seu nome.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario