Livro De Apocalipse - Teologia 35.09
Três Principais Divisões do Livro de Apocalipse
Part 1:
Tomando isso como uma
chave, então, o livro de Apocalipse deve ser dividido em três partes
principais. Com vinte e dois capítulos no livro, como são feitas as três
divisões? Antes de tocarmos na primeira e segunda divisões, comecemos olhando
para a terceira divisão. Há um versículo no capítulo 4 que evidentemente indica
que a terceira divisão começa naquele capítulo: “Depois dessas coisas,” disse
João, “eu vi, e eis uma porta aberta no céu, e a primeira voz como de trombeta,
que eu ouvi falar comigo, disse: sobe aqui, e te mostrarei as coisas que devem
ser depois dessas” (4.1). “As coisas que devem ser depois dessas” devem ser
coisas depois desses três capítulos. Apocalipse 1.19 indica que a terceira
divisão fala das “coisas que devem ser depois dessas”, e as coisas que João viu
do capítulo 4 em diante são de fato “as coisas que devem ser depois dessas”.
Dessa forma, é evidente que a sua terceira divisão do Apocalipse começa no
capítulo 4 ( e desde que o livro tem apenas três divisões, a terceira divisão
deve ser do capítulo 4 ao 22). Isso deixa apenas os primeiros três capítulos
para a primeira e segunda divisões do livro. Apocalipse capítulo 1 é
concernente ao que João viu. O versículo 11 diz “o que vês, escreve-o em um
livro”, e no verso 19 João é ordenado que “escreve, pois, as coisas que viste”.
Entre esses dois versículos João viu a visão, a qual constitui aquilo que ele
viu. A primeira divisão do livro é, por isso, o capítulo 1. Desde que
aprendemos que todo o livro pela sua própria indicação deve ser dividido em
três divisões principais, e já que também aprendemos que a primeira divisão é o
capítulo 1 e que a terceira divisão vai do capítulo 4 até o fim do livro,
pode-se racionalmente concluir que a segunda divisão principal do livro deve
ser os capítulos 2 e 3. Nesses capítulos nós encontraremos “as coisas que são”,
as quais são as coisas concernentes à Igreja.
João viveu na era da
Igreja, e por isso a Igreja é reconhecida como “as coisas que são”. Os
capítulos 2 e 3 dão a história profética da Igreja do seu começo ao seu fim.
Começa com os Efésios abandonando o seu primeiro amor (2.4) e termina com os
Laodicences sendo vomitados da boca do Senhor. A historia inteira da Igreja
está dessa forma sendo delineada por essas sete igrejas locais. Desde que “as
coisas que devem ser depois dessas” seguem “as coisas que viste” e “as coisas
que são”, os conteúdos registrados do capítulo 4 em diante devem esperar até
que a história da Igreja possa ser cumprida para que sejam cumpridos. Embora
hoje o fim esteja de fato se aproximando, nós devemos admitir que a Igreja
ainda existe na terra; e que, dessa forma, o seu tempo ainda não está
totalmente cumprido.
Esse é o ensino das
Escrituras. Apocalipse 1.19 é de fato a chave que destranca o mistério que
rodeia esse livro. E, a partir deste verso, nós temos agora obtido uma
verdadeira interpretação.
A Mensagem, o Estilo e a
Natureza do Livro de Apocalipse
Embora Cristo seja o tema desse livro, também são registradas as
coisas do fim dessa era. Todas as coisas que estão para acontecer levam ao
tratado do reino de Deus. Por isso, esse é um livro de profecia.
Essa natureza profética é claramente definida tanto no início como
no fim do livro (ver 1.3; 22.7,18,19). Através de muitas visões, a mensagem
desse livro prediz os eventos que se aproximam.
Os iniciantes podem
ficar confusos pelos muitos símbolos nesse livro. Eles podem considerá-los
muito alegóricos para serem entendidos. No entanto, realmente não é tão difícil
como possamos pensar. Embora haja muitos símbolos, muitos deles já foram
explicados no próprio livro. Os leitores deveriam consequentemente confiar no
poder de Deus e ler a Sua palavra com diligência e paciência. Se é necessário
paciência na busca por conhecimentos mundanos, quanto mais paciência é preciso
ter na busca pelas coisas espirituais!(GT) Há pelo menos 14 símbolos que já
foram explicados. E os não explicados talvez nem excedam esse número.
(1) Candeeiros simbolizam as igrejas (1.20).
(2) As estrelas são os mensageiros (ou anjos) das igrejas (1.20).
(3) O fogo representa o Espírito Santo (4.5).
(4) Chifres e olhos também representam o Espírito Santo (5.6).
(5) O incenso simboliza as orações dos santos (8.3, 4).
(6) Dragão fala de Satanás (12.9).
(7) Os sapos são os espíritos imundos (16.13).
(8) A Besta
tipifica um rei (17.12).
(9) As
cabeças da besta correspondem a colinas (17.9).
(10) Os chifres da besta correspondem a reis subordinados (17.12).
(11) As águas representam povos (17.15).
(12) A mulher simboliza a grande cidade (17.18).
(13) Linho fino representa a justiça (19.8).
(14) A esposa do Cordeiro é a cidade de Deus (21.9, 10).
Por isso, não tratem
esse livro como se fosse de símbolos. Embora haja mais de trinta símbolos, a
metade deles já foi explicada. Em média, há menos de um símbolo por capítulo
para ser encontrado; e, consequentemente, o livro de Apocalipse verdadeiramente
não pode ser rotulado como um livro de símbolos. As profecias em suas páginas
são de dois tipos: direta e indireta. As profecias indiretas têm a forma de
símbolos; mas, como já mencionamos, esses símbolos não foram colocados em total
escuridão, já que metade deles já foi explicada. Dessa forma, os leitores não
deveriam ficar intimidados por esses símbolos, mas deveriam distinguir os
explicados dos não-explicados, e procurar descobrir os seus significados.
A despeito da adoção
dos símbolos como um estilo de escrita, nós não devemos espiritualizar o livro
Além desses símbolos,
o resto do livro contém os dizeres evidentes de Deus. Nós aprendemos que
significados espirituais e ensinamentos estão implícitos. Mas essas partes
figurativas devem ser explicadas
literalmente. Por exemplo, na abertura do sétimo selo, nós descobrimos que sete
anjos estão prontos para soprar as trombetas. No soar das sete trombetas há
saraiva e fogo, sangue, montanha, mar, estrelas, lua e sol, e assim por diante.
Por um lado, tudo isso deve ser tomado literalmente, embora ainda possamos
derivar muitos significados espirituais e ensinamentos disso. Por outro lado,
não devemos aceitar meramente os seus significados espirituais e rejeitar o
horror das punições literais. Aqui nós
vemos a sabedoria de Deus. Ele esconde significados espirituais na carta para
que também aqueles que têm aprendido de Deus possam descobrir o mais profundo
ensinamento por trás dela. No entanto, esses crentes comuns também podem
aprender diretamente a respeito do verdadeiro fenômeno das futuras tribulações.
A palavra de Deus é revelada a bebês (Mat. 11.25). Como pode um bebê entender o
livro de Apocalipse se é tão profundo como algumas pessoas dizem? Nós louvamos
ao Senhor, por que a despeito de algumas passagens difíceis no Apocalipse,
muitas delas são para aplicação literal, e por isso bebês em Cristo podem
entender o livro. Nós também louvamos ao Senhor porque, embora o livro de
Apocalipse seja tão singelo que os crentes comuns possam conhecer muito a
respeito dele, da mesma forma oferece muitos materiais para pesquisa ao melhor
dos cérebros humanos. Nosso Deus é de fato Deus!
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa
Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
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