Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

16 de janeiro de 2022

Livros Históricos - Teologia 36.05 1.3. Data e autoria A data bíblica aproximada da invasão de Canaã por Israel é 1405 a.C.

Livros Históricos - Teologia 36.

 

1.3. Data e autoria  

A data bíblica aproximada da invasão de Canaã por Israel é 1405 a.C. o livro abrange os 25-30 anos consecutivos da história de Israel, e conta como Deus "deu... a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais" (21.43). 

A tradução   judaica, no Talmude, atribui a Josué   a autoria literária do livro. Duas vezes o livro menciona o ato de escrever em conexão com Josué   (18.9; 24.26). As evidências internas do livro indicam enfaticamente que o seu autor foi testemunha ocular da conquista (confronte "nos" em 5.6; note-se que Raabe ainda vivia quando o autor escreveu, 6.25). As partes do livro acrescentadas depois da morte de Josué -por exemplo, 15.13-17 (confronte Jz 1.9-13); 24.29-33 -foram talvez escritas por um dos "anciãos que ainda viveram muito depois de Josué" (24.31). Josué   morreu cerca de 1375 a.C., aos 110 anos de idade (24.29). 

Devemos ainda considerar o texto em (24.26) diz, "Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus", o que na superfície poderia ser tomado como indicação do autor do livro todo. Torna-se claro, contudo, que a referência aponta para a aliança registrada em 24.2-25. Como  é claro no caso do Pentateuco  é também evidente que alguém registrava os acontecimentos principais da história de Israel enquanto aconteciam. 

As evidências dentro do próprio texto apontam para uma testemunha ocular de certa parte dos eventos registrados no livro: 

(a) O  uso da primeira pessoa no texto hebraico em 5.1: "... até que passássemos..." e 5.6: "... prometera a seus pais nos daria...", embora no primeiro caso alguns manuscritos leiam "passassem". 

(b) O pronome   "vosso" em 15.4 sugere escrito autobiográfico,   pois o autor se apresenta como encarregado se dirigindo aos homens de Judá na segunda pessoa do plural. 

(c) Referências à "grande Sidom" em 11.8 e 19.28 e aos fenícios  pela designação   "os sidônios" em 13.4-6 sugerem uma data anterior ao século XII a.C. quando Tiro tomou o lugar de Sidom como a cidade principal dos fenícios. Josué teria liderado na conquista em torno de 1280 ou 1240 a.C., um século antes da ascendência de Tiro. 

(d) O fato de os Filisteus não serem mencionados no livro como uma grande ameaça aos hebreus indica uma data anterior a 1200 a.C., quando deu a chegada maciça ao litoral ocidental de Canaã dos filisteus. Segundo 11.21 são os anaquins, não os filisteus, que habitavam as cidades que posteriormente foram tomadas pelos filisteus. Os filisteus, indicados no livro de Juízes entre os maiores inimigos de Israel depois de Josué também não constam da lista dos principais habitantes da terra em 12.8, o qual reflete os tempos da conquista. 

Existem, por outro lado, referências   textuais que sugerem uma data posterior ao período de Josué. 

 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento

Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura

Custo:O Leitor não paga Nada, 

Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA

.

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario