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4 de agosto de 2013

Administração Eclesiástica - Teologia 01.12 - Funções precípuas da administração

Administração Eclesiástica - Teologia 01.12 


V. Funções precípuas da administração

Como já afirmamos anteriormente, Stoner e Feeman, ensinam que Administração é o "processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos definidos”
. Veremos agora, quatro aspectos do processo da administração secular e que são também importantes na vida da igreja:

1) Planejar: Significa estabelecer os objetivos da igreja, especificando a forma como eles serão alcançados. Parte de uma sondagem do presente, passado e futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir os objetivos traçados. 
É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções. Ao fazer o planejamento perguntamos: o que queremos, quais são os nossos objetivos, qual nossa missão; que recursos dispomos e quais deveremos buscar; quem nos irá ajudar nesta tarefa, etc.

2) Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da igreja, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

3) Dirigir ou liderar: Contrate e forme líderes que administrem a igreja. 
Guardada as devidas proporções, é como um jogo de futebol, que em cada jogo (obstáculo) tenha que ser vencido para que se ganhe o campeonato (planejamento). 
Motivar e incentivar a equipe. 
Delegue autoridade e responsabilidade e cobre resultados. 
Elogie, premie, e comemore. Lidere a equipe motivada e satisfeita para que o time alcance os objetivos. 
O trabalho em equipe é que leva a igreja a ter sucesso pois acabou a era do “eu sozinho”. 
Não acredito na administração democrática, mas sim na participativa, onde as equipes envolvidas nos processos eleitos para se atingir os objetivos do planejamento buscam juntas as soluções.



4) Controle ou Coordenação: O que não é medido é difícil de ser avaliado. 

O que não é cobrado não é feito. 
Esta atividade é que nos permite dirigir e corrigir os trabalhos que não estão sendo feitos dentro do nosso planejamento. 
Com o controle o líder pode premiar as equipes que atingem os objetivos.



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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