Angelogia - Teologia 02.59
Anunciaram o seu nascimento
“Ora,
o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com
José, antes de se ajuntarem, rachou-se ter concebido do Espírito Santo. Então,
José, seu marido, como era justo se a não queria infamar, intentou deixá-la
secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um
anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria,
tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz
um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus
pecados” (Mt 1.18,19, 20,21); Ler ainda Lc 1.26,28; 2.8,20. Um anjo do
Senhor anuncia o nascimento de Jesus, fato registrado tanto por Mateus
quanto por Lucas, ambos concordam em seus registros em declarar inequivocamente
que Jesus nasceu de uma mãe virgem, sem a intervenção de pai humano, e que Ele
foi concebido pelo Espírito Santo (Lc 1.34,35). A doutrina do nascimento
virginal de Jesus, de há muito vem sendo atacada pelos teólogos liberais. É
inegável, no entanto, que o profeta Isaías vaticinou a vinda de um menino,
nascido de uma virgem, que seria chamado Emanuel , um termo hebraico que
significa Deus conosco (Is 7.14). Essa predição foi feita 700 anos antes do
nascimento de Cristo. A palavra virgem é a tradução correta da palavra grega parthenos,
empregada na Setuaginta, em Is 7.14. A palavra hebraica significando virgem
(almah) , empregada por Isaías, designa uma virgem em idade de casamento, e
nunca é usada no Antigo Testamento para qualquer outra condição da mulher,
exceto a da virgindade (Gn 24.43; Is 7.14). Daí, Isaías, Mateus e Lucas
afirmarem a virgindade da mãe de Jesus (Is 7.14). É de toda importância o
nascimento virginal de Jesus. Para que o nosso Redentor pudesse expiar os
nossos pecados e assim nos salvar, Ele teria que ser numa só pessoa, tanto Deus
como homem impecável (Hb 7.25,26). O nascimento virginal de Jesus satisfaz
essas duas exigências.
(a) A
única maneira de Ele nascer como homem era nascer de uma mulher.
(b) A
única maneira de Ele ser um homem impecável era ser concebido pelo Espírito
Santo (Hb 4.15).
(c) A
única maneira de Ele ser deidade, era ter Deus como seu Pai.
A
concepção de Jesus, portanto, não foi por meios naturais, mas sobrenaturais,
daí, o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus (Lc 1.35). Por
isso, Jesus Cristo nos é revelado como uma só Pessoa divina, com duas
naturezas: divina e humana, mas impecável. Por ter vivido como ser humano,
Jesus se compadece das fraquezas do ser humano (Hb 4.15,16). Como o divino
Filho de Deus, Ele tem poder para libertar o ser humano da escravidão do pecado
e do poder de Satanás (At 26.18; Cl 2.15; Hb 2.14; 4.14,15; 7.25). Como ser
divino e também homem impecável, Ele preenche os requisitos como sacrifício
pelos pecados de cada um, e também como sumo sacerdote, para interceder por
todos os que por Ele aproximam-se de Deus (Hb 2.9-18; 5.1-9; 7.24-28; 10.4-12).
Eis a suprema importância da intervenção angelical junto a José quando este
intentava deixar secretamente Maria (Mt 1.18,19).
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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