Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

2 de agosto de 2013

Antropologia - Teologia 03.29 - E Antes?

Antropologia - Teologia 03.29

3.3.4 E Antes?

As teorias sobre a gravidade não bastavam para ir além das descobertas de Gamow. O início do Universo seria tão quente e pequeno que, para entendê-lo, era necessário usar os conhecimentos da mecânica quântica, que descreve o comportamento das coisas nessa escala. 
À medida que os cientistas descobriam quarks, léptons, mésons e um enorme número de partículas subatômicas, novos elementos foram encaixados no retrato do início de tudo. Hoje, os cientistas acreditam ter esclarecido como era o Universo até 10-43 segundos depois do big-bang (isso significa o número 1colocado 43 casas depois da vírgula, ou um tempo tão pequeno que nem vale a pena tentar visualizar). 
A situação se complica mais cada vez que alguém traz novas evidências. 
No final dos anos 1990, por exemplo, descobriu-se que o Universo não só aumenta, como está acelerando. 
Alguma força - até agora chamada de "energia escura" - está empurrando o cosmo, mas ninguém sabe muito bem o que é, nem o que ela fez desde o big-bang. 
O retrato atual que os pesquisadores têm do passado e do futuro do Universo é o que aparece no quadro acima. 

O grande mistério agora é outro: o que havia antes do big-bang? "Para Einstein, só existia o nada. Mas, segundo a mecânica quântica, é possível criar novos espaços - tempos. Isso significa que pode ter havido alguma coisa", diz o físico Élcio Abdalla, da USP. 

Nesse ponto, a discussão começa a tornar-se cada vez menos científica e parece até voltar a um estágio anterior aos gregos, quando os mitos explicavam todo o Universo. 

Para a ciência deste começo de século 21, parece um fim de linha. 
Mas esses obstáculos são sempre provisórios. 


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA