Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

26 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.24 - Plano de ensino - O que é um plano de ensino? Que papel cumpre?

Didática - Teologia 11.24


3.2. Plano de ensino

3.2.1. O que é um plano de ensino? Que papel cumpre? 

Ao se propor a assumir uma disciplina, o professor precisa decidir o que pretende que seus alunos aprendam até o término do período letivo; que conteúdo vai tratar em classe, que parte vai deixar de lado, por não serem essenciais; que recurso vai usar para facilitar a aprendizagem dos alunos e torná-la mais significativa; e assim por diante. 

Um plano de ensino, portanto, é a apresentação, sob forma organizada, do conjunto de decisões tomadas pelo professor em relação à disciplina que se propôs a lecionar. É feito, portanto, antes do curso se iniciar efetivamente; não é, porém, uma linha de ação fechada, inflexível; pelo contrário deve ir-se adaptando à medida que a interação com os alunos vai ocorrendo, e o feedback resultante indica formas alternativas mais eficientes. 

O professor que se responsabiliza por uma disciplina, comunica-se com chefes de departamento da instituição, apresentando-lhe seu plano de ensino. É uma maneira de se evitar duplicação de programações, de se chegar a uma possível integração de disciplinas e de se evitar que alguns conhecimentos essenciais deixem de ser tratados junto aos alunos, por nenhum professor ter se proposto a isso. 

Em outra instância, o plano de ensino serve como elemento de comunicação entre professores que lecionem disciplinas afins.

Também com a própria classe o professor estabelecerá comunicação se expuser o plano que elaborou, em que pontos pode ser modificado etc. Uma visão clara de aonde o professor pretende que os alunos cheguem ao final do curso, bem como dos meios que serão utilizados para isso e dos critérios pelos quais a avaliação será feita, dão aos alunos segurança na sua relação com o professor, bem como permitem aos alunos fornecerem feedbacks que possibilitem um aperfeiçoamento do próprio plano de ensino inicial. 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario