Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

26 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.29 - Vantagens de redigir objetivos - Do ponto de vista do professor

Didática - Teologia 11.29


3.3.2. Vantagens de redigir objetivos 

3.3.2.1. Do ponto de vista do professor 

Ajuda o professor à “colocar para fora” e a organizar suas próprias idéias sobre o ensino daquela disciplina que se propôs a dar, inclusive com clareza e precisão. 

A redação dos objetivos torna mais claros os objetivos educacionais com os quais o professor compactuou. 

São os objetivos que vão nortear a escolha dos métodos, materiais e situações de ensino, bem como das formas e instrumentos de avaliação da aprendizagem do aluno. 

Tendo o professor relacionado objetivos no seu plano de ensino, poderá se preocupar com cada um deles; isso permitirá ao aluno o desenvolvimento de diferentes potencialidades. 

Outra vantagem é que aumenta também a probabilidade de que o professor não estará avaliando aprendizagens que não eram pertinentes à disciplina ou, pelo menos, não eram do conhecimento do aluno. Freqüentemente o aluno se sente “atraiçoado” pelo professor, que o repreende ou reprova com base em itens dos quais o aluno nem sempre suspeitava que “contavam” no curso. 

A redação de objetivos permite que os vários professores responsáveis pela formação daquele grupo de alunos entrem num acordo, de tal modo que as diversas aprendizagens necessárias a eles sejam todas alcançadas, e sem repetições. 

A vantagem de redigir objetivos reside na facilidade de comunicação sobre a disciplina. Comunicar-se apenas sobre conteúdo ou estratégias utilizadas, ou avaliação da aprendizagem adotada, não permite ir além de descrições sem conseqüências, porque estão faltando os critérios de análise que são oferecidos pelos objetivos do curso.

Um certo professor usa excursões a fábricas como estratégia de aula; como poderemos opinar sobre sua eficácia, se não soubermos para que o faz? Outro professor menciona que seus alunos, ao final de cada unidade, entregam por escrito uma auto-avaliação e o conjunto dessas auto-avaliações é que, ao final do ano, determina a aprovação ou reprovação dos mesmos; daí, perguntamos: o que você alcança com isso? Qual é o seu objetivo? Um terceiro professor relata que baseia todo o seu curso de Economia em busca e análise de notícias de jornal e indaga: será isso produtivo? Não é possível responder, a não ser que o professor deixe claro, também, ao que sua disciplina deve levar o aluno. 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...