Didática - Teologia 11.53
5.2. Técnicas que podem ser utilizadas num processo de avaliação do desempenho do aluno
5.2. Técnicas que podem ser utilizadas num processo de avaliação do desempenho do aluno
5.2.1. Prova discursiva, dissertação ou ensaio
a) Conceituação: O professor apresenta questões ou
perguntas ou temas para serem respondidos ou discorridos pelo aluno com grande
liberdade e espontaneidade. O estudante livremente formulará, organizará,
abreviará ou ampliará as respostas ou dissertações. A única restrição à
resposta está no verbo constante das instruções: compare, confronte,
identifique, apresente argumentos a favor e/ou contra, dê exemplos, relacione,
sintetize, defina, critique, sugira...
b) Avalia: Cabedal de conhecimentos; lógica nos
processos mentais; justificação de opiniões; organização de idéias; capacidade
de síntese; capacidade de selecionar, relacionar, organizar idéias; clareza de
expressão; soluções criativas; atitudes, preferências.
c) Limitações: A partir de várias pesquisas
realizadas, sabe-se que a subjetividade influencia muito na avaliação de provas
deste tipo; número limitado de questões abrangendo uma amostra limitada de
matéria; pela sua aparente facilidade de preparação, favorecem a improvisação
por parte do professor; em geral só há feedback para o aluno se sua resposta
estava certa ou errada, perdendo-se a riqueza de encaminhamentos sobre outros
aspectos da aprendizagem que ela poderia estar medindo.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario