51.01 - ESTUDO BIBLICO - Teologia do Novo Testamento
Matéria: TEOLOGIA DO NOVO
TESTAMENTO
INTRODUÇÃO
O Novo Testamento forma a Parte
II da Bíblia. E ele
uma coleção de vinte e sete livros, mas tem somente um terço do volume da Parte 1, o Antigo Testamento. Antigo Testamento cobre um período de milhares de anos de história, mas o Novo Testamento menos de um século.
"Novo Testamento" quer dizer, de fato, "Novo Pacto" em contraste com a antiga aliança. O vocábulo "testamento" transmite‐nos a idéia de uma última vontade, e só passa a ter efeito na eventualidade da morte do testador. Assim é que o novo pacto entrou em vigor em face da morte de Jesus (Hebreus 9:15‐17).
Escrita originalmente em grego, entre 45‐95 D.C.. Os livros do Novo Testamento
não estão arranjados
na ordem
cronológica em
que foram
escritos. As
primeiras epístolas de Paulo foram os primeiros livros do Novo Testamento a ser escritos, e não
os evangelhos.
E mesmo o arranjo das epístolas paulinas não segue a sua ordem cronológica, porquanto Gálatas (ou
talvez 1
Tessalonicenses) foi a epístola
escrita bem
antes daquela dirigida aos Romanos, a qual figura em primeiro lugar em nossas Bíblias pelo
fato de ser a mais longa das epístolas de Paulo; e entre os evangelhos, o de Marcos,
não o de Mateus, parece ter sido aquele que primeiro foi escrito.
A ordem em que esses livros aparecem, por conseqüência, é uma ordem lógica.
Os evangelhos estão postos em primeiro lugar porque descrevem os eventos cruciais
de Jesus. Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos devido à sua extensão e ao seu intimo relacionamento com o Antigo Testamento, que
o precede imediatamente.
No livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente narrativa
do bem sucedido surgimento e expansão da Igreja na Palestina e daí por toda a Síria,
Ásia Menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como Roma, na Itália.
O livro de Atos é a segunda divisão de uma obra em dois volumes, Lucas‐Atos.) Bastam‐nos essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.
As epístolas e, finalmente, o livro de Apocalipse, explanam a significação teológica da história da redenção,
além de extraírem dai certas implicações éticas. Entre as epístolas, as de Paulo ocupam o primeiro lugar e entre elas, a ordem em que foram arranjadas segue primariamente a idéia da extensão decrescente, levando‐se
em conta a grande exceção formada pelas Epístolas Pastorais (I e II Timóteo e Tito), as quais antecedem a Filemom, a mais breve das epístolas paulinas que chegaram até
nós.
A mais longa das epístolas não‐paulinas, aos Hebreus (cujo autor nos é desconhecido), aparece em seguida, depois da
qual vêm as epístolas
Católicas ou Gerais, escritas por Tiago, Pedro, Judas e João.
E por fim, temos o livro que lança os olhos para o futuro retorno de Cristo, o
Apocalipse, livro esse que leva o Novo Testamento a um mui apropriado climax.
O Novo testamento é o livro mais vital o mundo. Seu tema supremo é o Senhor Jesus Cristo.
Seu objetivo
supremo é
a Salvação
dos seres
humanos. Seu projeto supremo é o reinado final do Senhor Jesus num império sem limites e eterno.
Dentro do estudo do Novo testamento estaremos observando as principais
Doutrinas e Teologia.
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