Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

13 de novembro de 2016

Geografia Bíblica - Teologia 25.10 - A matéria Original

 Geografia Bíblica - Teologia 25.10


I - A MATÉRIA ORIGINAL

Existiu, realmente, o que os gregos denominaram de matéria original? Caso tenha existido, como podemos identificá-la? Como a Bíblia se posiciona a respeito?
Vejamos, em primeiro lugar, como os helenos encara­vam a questão da matéria original.
Anaximandro, pertencente à Escola Jônica, defende que o mundo teve origem a partir de uma substância inde­finida: o "apeiron" em grego, sem fim.
Para Tales de Mileto, era a água o elemento do qual todos os demais são originários. Ele foi levado a posicionar-se, dessa forma, explica Aristóteles, depois de observar a presença da água em todas as coisas.
Anaxímenes de Mileto afirma ser o ar o princípio de tudo. Até o fogo, argumenta, depende do ar. O que dizer da água em estado gasoso? Tivéssemos, entretanto, oportuni­dade de questioná-lo, perguntar-lhe-íamos: "Qual a ori­gem do ar?" Será que ele poderia responder-nos? Não bas­ta asseverar ser este ou aquele elemento a matriz da ordem cósmica. Interessa-nos saber, acima de tudo, como surgiu o Universo.
Acreditava Heráclito estarem todas as coisas em cons­tante devenir. Tudo corre, tudo flui, ensinava. Se o Cosmo transmuta-se sem parar, para onde caminhamos? Se a or­dem física altera-se indefinidamente, em um futuro próxi­mo seremos precipitados em um imensurável abismo. A teoria heraclitiana em vão tenta explicar-nos o surgimento do mundo.
Cria Empédocles serem quatro os elementos originais: ar, água, terra e fogo. Mais tarde, essa tese seria esposada por Aristóteles e, por mais de vinte séculos, foi tida como dogmática. Platão não a aceitava: Diz ele: "Os quatro ele­mentos parecem contar um mito, cada um o seu, como faríamos às crianças".
Anaxágoras declara o seu credo. O Universo é formado por diminutas partículas. Para o pensador de Clazomena. elas podem estar em estado inanimado ou não. Aristóteles denominou-as de hemeomerias. A semelhança dos outros sábios gregos, deixou-nos na ignorância. 20
Leucipo, principal representante da Escola Atomística, aperfeiçoada por Demócrito, apregoa serem todas as coisas, inclusive a alma, compostas por corpúsculos, in­visíveis a olho nu. Esses corpúsculos são conhecidos como átomos.
Alguns pensadores gregos, todavia, aproximaram-se timidamente do criacionismo bíblico.
Pitágoras de Samos, em seu cego devotamento pela matemática, aponta Deus como a Cirande Unidade e o Nú­mero Perfeito. Dele, aduz, nasceram os mundos e o ho­mem.
Fundador da Escola Eleática, Xenófanes mostra-se monoteísta. Não hesita em desprezar a mitologia helena, por crer que o Universo é obra de Deus, do único Deus.
O que diz a Bíblia acerca da matéria original?
O autor da Epístola aos Hebreus escreve: "Pela fé en­tendemos que foi o Universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hb 11.23).
Pela fé, apenas pela fé. Ousaria alguém fazer seme­lhante afirmação? É-nos impossível, por causa de nossas limitações, entender como Deus criou o Cosmo do nada. Os escritores sagrados descartam, radicalmente, a existên­cia de uma matéria original. Para eles, todas as coisas fo­ram criadas, simplesmente, pela palavra de Deus.
Não há explicação mais plausível e convincente!
No Areópago, Paulo mostra-se convicto ante os filóso­fos epicureus e estóicos: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe..." (At 17.24). Homem de fé, assevera aos exigentes helenos que, do nada, do não-ser, o Todo-poderoso fez os céus e a Terra.
Os gregos, durante séculos, receberam de seus sábios as mais desencontradas e absurdas idéias acerca do apare­cimento do Universo. O apóstolo, contudo, rejeita-as e ex­põe-lhes as mais cristalinas verdades concernentes à gêne­se do Universo.
É muito importante ao homem saber sua origem e a de seu habitai. Mostremos, pois, aos que jazem em trevas ser Deus o Criador do Universo. Mostremos, acima de tudo, ser Deus rico em misericórdia e que, não obstante seu imenso poder, está pronto a receber-nos por intermédio de -Jesus!

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA




Reações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...