Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

6 de maio de 2018

História De Israel – Teologia 31.142 (Livro 12 Cap 12) FEITOS DE SIMÃO, IRMÃO DE JUDAS MACABEU, NA GALILÉIA. VITÓRIA OBTIDA POR JUDAS EJÔNATAS, SEU IRMÃO, SOBRE OS AMONITAS. OUTROS JEITOS DE JUDAS.

História De Israel – Teologia 31.142

 
CAPÍTULO 12

FEITOS DE SIMÃO, IRMÃO DE JUDAS MACABEU, NA GALILÉIA. VITÓRIA
OBTIDA POR JUDAS EJÔNATAS, SEU IRMÃO, SOBRE OS AMONITAS.
OUTROS JEITOS DE JUDAS.

478. Judas Macabeu, a fim de atender às necessidades dos dois povos que se encontravam ao mesmo tempo ameaçados, entregou três mil homens escolhidos a Simão, seu irmão, para que fosse em socorro dos judeus da Galiléia, enquanto ele e Jônatas, seu outro irmão, e oito mil homens marcharam para a Galatida. O resto das tropas ficou para a guarda da Judéia, sob o comando de José, filho de Zacarias, e de Azarias, com ordem de velarem cuidadosamente pela conservação dessa província e de não se meterem em combate algum até a sua volta.
Simão, logo que chegou à Galiléia, combateu os inimigos e colocou-os em fuga. Perseguiu-os até as portas de Ptolemaida, livrou de suas mãos os judeus que haviam sido feito prisioneiros e voltou para a Judéia com grandes despojos.
Judas, por seu lado, acompanhado por Jônatas, seu irmão, depois de passar o Jordão, marchou durante três dias, sendo recebido como amigo pelos nabateenses. Estes disseram-lhe que os judeus da Galatida estavam sitiados em sua cidade e oprimidos pelos inimigos, e o exortaram a se apressar em socorrê-los. Esse aviso o fez marchar com rapidez através do deserto. Atacou e tomou, a caminho, a cidade de Bozra, incendiou-a e mandou matar todos os habitantes que estavam em condições de pegar em armas. Então continuou a marchar durante toda a noite até chegar perto do castelo onde os judeus estavam sitiados por Timóteo.
Ele chegou ao despontar do dia e viu que os inimigos já aprontavam as escadas para escalá-lo e mandavam as máquinas avançar. Assim, ordenou aos trom-beteiros que dessem o toque para avançar. Ele exortou os soldados a se mostrarem corajosos no combate, auxiliando os irmãos, e, depois de dividir as tropas em três grupos, atacou os inimigos por trás. Não teve dificuldade em destroçá-los, porque, quando os inimigos souberam que era o valente Macabeu quem os atacava, cuja coragem já era deles conhecida, bem como a sua rara perícia e felicidade nos combates, apressaram-se em abandonar o campo, fugindo. Ele os perseguiu tão ferozmente que oito mil foram mortos. Em seguida, atacou uma cidade dos bárbaros, de nome Mala, tomou-a, mandou matar todos os seus habitantes, exceto as mulheres, e reduziu-a a cinzas. Destruiu também Bezer, Cáspora e ainda outras cidades da Galátida.
Pouco tempo depois, Timóteo reuniu grandes forças e tomou como tropas auxiliares, dentre outras, um grande número de árabes. Acampou além da torrente, em frente à cidade de Rafa, e exortou os seus soldados a fazer todos os esforços possíveis para impedir que os judeus passassem, porque nisso residia toda a sua esperança de vitória. Logo que Judas soube que Timóteo se preparava para o combate, avançou com todas as suas tropas, passou a torrente e atacou os inimigos. A maior parte dos que lhe resistiram foram mortos, e os outros abandonaram as armas. Uma parte salvou-se, e o resto refugiou-se no templo de Carnaim, onde esperavam salvação. Judas, porém, tomou a cidade, queimou o templo e matou todos eles a ferro e fogo.
479.  Depois de tantos e tão felizes resultados, esse general reuniu todos os judeus que estavam na província de Galaade, com as suas mulheres, filhos e bens, a fim de reconduzi-los à Judéia. E, como não podia, sem alongar demasiado o caminho, evitar passar pela cidade de Efrom, mandou pedir aos habitantes que lhe permitissem a passagem. Mas eles lhe fecharam as portas, entupindo-as com pedras, judas, irritado com a recusa, exortou os seus a exigir satisfação. Então sitiou a cidade e a tomou em vinte e quatro horas. Mandou matar todos os seus habitantes, exceto as mulheres, e a incendiou. O número dos que pereceram foi tão grande que não era possível atravessar as ruas, tão juncadas estavam de cadáveres.
Depois de passar o Jordão e o Grande Campo, onde estava a cidade de Bete-Seã, que os gregos chamam Citópolis, chegou com o exército a Jerusalém, cantando hinos e loas para glorificar a Deus. Muitas outras demonstrações de regozijo davam eles então pelas grandes vitórias conquistadas. Ele ofereceu em seguida sacrifícios a Deus, em ação de graças, não somente por Ele os haver feito triunfar de seus inimigos, mas também por conservar, de maneira miraculosa, a vida de todos os seus, pois, apesar de tantos e tão sangrentos combates, nenhum deles havia perecido.
480.  José, filho de Zacarias, o qual Judas, como dissemos, tinha deixado para guardar a Judéia ao partir com Jônatas, seu irmão, para Galaade, contra os amonitas, e depois de enviar Simão, seu outro irmão, à Galileia, contra os habitantes de Ptolemaida, desejou também conquistar alguma honra. Marchou com todas as suas tropas contra a cidade de jamnia, mas Górgias, que lá estava com o seu exército, veio contra ele, derrotou-o e matou dois mil homens. O resto fugiu, retirando-se para a Judéia. Assim, ele foi com justiça castigado por não haver obedecido à ordem que Judas lhe dera, ou seja, não travar combate com os inimigos até o seu regresso. Isso deu motivo a que se admirasse ainda mais a previdência e a sábia orientação desse excelente chefe dos israelitas.
Judas e seus irmãos não deixavam de fazer guerra aos idumeus e os oprimiam de todos os lados: tomaram-lhes a cidade de Hebrom, destruíram todas as suas fortificações, incendiaram as suas torres, devastaram a região vizinha e tornaram-se senhores das cidades de Maressa e Azoto, a qual saquearam e depois voltaram a Jerusalém, com grandes despojos.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario