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26 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.22 - Há alguns princípios comuns de aprendizagem?

Didática - Teologia 11.22


3.1.2. Há alguns princípios comuns de aprendizagem? 

Existem alguns princípios que são comuns a todos os que se preocupam com a aprendizagem do aluno. 
São eles: 

3.1.2.1. Toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para o aprendiz, isto é, precisa envolvê-lo como pessoa, como um todo (idéias, sentimentos, cultura, sociedade). Isto exige que a aprendizagem:

a) se relacione com o seu universo de conhecimentos, experiências, vivências;

b) permita-lhe formular problemas e questões que de algum modo o interessem, o envolvam ou que lhe digam respeito;

c) permita-lhe entrar em confronto experiencial com problemas práticos de natureza social, ética, profissional, que lhe sejam relevantes;

d) permita-lhe participar com responsabilidade do processo de aprendizagem;

e) permita-lhe e o ajude a transferir o que aprendeu na escola para outras circunstâncias e situações de vida;

f) suscite modificações no comportamento e até mesmo na personalidade do aprendiz. 

3.1.2.2. Toda aprendizagem é pessoal. Lembremo-nos de que a aprendizagem envolve mudança de comportamento ou de situação do aprendiz e isto só acontece na pessoa do aprendiz e pela pessoa do aprendiz. É um pouco a afirmação do óbvio: “ninguém aprende pelo outro”. 

3.1.2.3. Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. Isto é, que possam de fato ser significativos para aqueles alunos e que possam concretamente ser atingidos nas circunstâncias em que o curso é ministrado. 

3.1.2.4. Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. Entendemos que a aprendizagem se faz num processo contínuo e que o feedback é elemento integrante desse processo, pois deverá fornecer ao aluno e ao professor dados para corrigir e reiniciar a aprendizagem. 

3.1.2.5. Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno, professor, colegas de turma. São características deste relacionamento o comportamento de diálogo, colaboração, participação, trabalho em conjunto, clima de confiança, o professor não sendo um obstáculo à consecução dos objetivos propostos e não sendo percebido como tal. 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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