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26 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.40 - Debate - Descrição

Didática - Teologia 11.40


4.1. Debate

4.1.1. Descrição

O debate é um procedimento de ensino que se apóia em leitura e estudo prévio sobre o assunto em foco e desenvolve-se no processo de exposição oral das idéias, pelos participantes do grupo, mediado pela atuação do professor.

Quando a idéia em debate inclui posições antagônicas, e conhecido o grau de envolvimento e participação dos alunos, o professor pode dividir a classe em dois subgrupos, que se responsabilizarão por defender ou por combater a idéia em debate. Decorridos alguns minutos, as posições podem ser trocadas, dando oportunidade a quem defendeu de atacar e a quem atacou, de defender.

Na EaD, o debate pode ocorrer na lista de discussão ou no Fórum, uma ferramenta construída no ambiente virtual de ensino com essa finalidade. Os participantes redigem suas opiniões e as enviam para a lista ou para o Fórum, conforme orientado pelo professor. Da mesma forma que no debate presencial é importante ouvir atentamente cada manifestação. Neste caso será necessário ler e compreender a posição dos colegas de curso. 

4.1.2. Objetivos de ensino 

a) Preparar-se previamente para a discussão, fundamentando conceitos e organizando informações.

b) Expor idéias, reflexões, vivências, experiências em relação a um assunto estudado.

c) Ouvir ou ler o relato de experiências, opiniões, impressões dos demais participantes do grupo.

d) Argumentar e defender posições, respeitando opiniões alheias e fazendo respeitar as suas.

e) Trocar de papéis, defendendo idéias organizadas pelo grupo a que pertence, mesmo que não expressem suas convicções pessoais.


f) Trabalhar com perspectivas diferentes, ampliando a compreensão de um tema ou assunto.

g) Respeitar e fazer respeitar regras e limites.


O debate pode ser uma situação de aprendizagem em que o aluno atinge objetivos de caráter conceitual (informação, atualização e aquisição de novas idéias ou argumentos), procedimental (ouvir e expressar idéias e argumentos) e atitudinal (atenção, respeito, empatia, solidariedade).

4.1.3. Atribuições do professor 

Para que o debate possa ser utilizado com sucesso, o professor precisa:

a) Selecionar um tema adequado à realização do procedimento.

b) Dominar, de forma ampla e profunda, o assunto a ser debatido.

c) Orientar a preparação prévia dos alunos, fornecendo indicações bibliográficas, sugerindo leituras e pesquisas.

d) Enunciar claramente as regras a serem seguidas e os intervalos de tempo a serem observados.

e) Dispor as cadeiras de modo que todos os participantes possam ver e ser vistos, no decorrer do debate.

f) Estimular a participação de todos os alunos, evitando atitudes monopolizadoras da palavra, por parte de alguns, e o silêncio de outros.

g) Promover a mediação atenta, respeitando e fazendo respeitar o tempo de participação de cada um, e garantindo a atenção e o respeito às opiniões dos participantes.

h) Estimular a cooperação, pela análise contínua das contribuições e pelo elogio aos participantes.

i) Organizar as contribuições, a fim de construir conclusões, ainda que parciais e provisórias, para que no encerramento da atividade não permaneçam questões sem resposta.

j) Avaliar o procedimento de ensino utilizado, os resultados obtidos e a participação do grupo no debate. Registrar suas impressões sobre o preparo, o envolvimento e a participação dos diferentes alunos, compondo, com essas informações, um relatório de avaliação continuada.
 

4.1.4. Papel do aluno

O aluno, da mesma maneira que o professor, é responsável pelo sucesso na utilização desse procedimento de ensino e, portanto, deve:

 a) Preparar-se para o debate, realizando leitura da bibliografia indicada, além de novas investigações. Suas leituras e descobertas devem ser anotadas na forma de tópicos, contendo idéias principais e reduzindo o texto estudado a algumas afirmações ou negações, ou na forma de um esquema.

b) Participar ativa e atentamente do processo de discussão, expressando opiniões e
posicionamentos, e ouvindo os colegas.

c) Analisar as contribuições dos colegas, incorporando-as às próprias idéias, quando
possível.

d) Registrar novas idéias, construídas no decorrer do debate, para consideração ou
esclarecimento posterior. Registrar as conclusões construídas e as respostas obtidas para suas questões pessoais.

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