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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.41 - Dramatização

Didática - Teologia 11.41


4.2. Dramatização 

4.2.1. Descrição 

A dramatização ou "desempenho de papéis" é um procedimento de ensino que objetiva a representação de uma situação do cotidiano, fato ou fenômeno social, pelos alunos. Pode ser espontânea ou planejada e, em geral, apóia-se no desempenho de papéis da realidade. Na dramatização planejada, os alunos preparam a representação, elaborando os personagens e discutindo os papéis que vão desempenhar. Na dramatização espontânea, os alunos participam sem elaboração prévia das situações encenadas. 

Esse procedimento de ensino ainda não se aplica à EaD, em função das ferramentas e modalidades de comunicação disponíveis nos dias atuais.

4.2.2. Objetivos de ensino

A dramatização é um procedimento de ensino que possibilita ao professor e aos alunos: 

a) Caracterizar e analisar de forma abrangente as situações do cotidiano.

b) Expressar-se com clareza, expondo idéias, sentimentos e percepções, em linguagem verbal e não-verbal.

c) Desenvolver a observação e a criatividade.

d) Desenvolver a empatia e a solidariedade, no desempenho de papéis sociais e profissionais diferentes.

e) Analisar situações de conflito e disputa, trabalhando com valores.

f) Envolver-se ativamente no processo de construção de novos conhecimentos.

A dramatização, utilizada como procedimento de ensino, pode constituir oportunidade de aprendizagem na qual o aluno atinge objetivos de caráter conceitual (informação, idéias), procedimental (representação de papéis, relacionamento interpessoal, auto-consciência, expressão de idéias e posições) e atitudinal (empatia, respeito, sensibilidade, solidariedade). 

4.2.3. Atribuições do professor

Usar dramatização em sala de aula requer que o professor se preocupe em: 

a) Preparar os alunos para a atividade a ser realizada, estimulando a participação daqueles considerados mais tímidos.

b) Selecionar a situação, fato ou fenômeno a ser trabalhado na dramatização.

c) Orientar a discussão dos subgrupos e a construção dos papéis, no caso de dramatização planejada.

d) Definir a duração da cena e os objetivos a serem alcança dos nas situações a serem dramatizadas.

e) Estimular o registro das observações realizadas no decorrer da dramatização, como personagem ou como platéia.

f) Avaliar a participação e o envolvimento do grupo na atividade realizada, e de cada aluno, em particular, registrando essas informações no processo de avaliação continuada.

g) Sistematizar os aspectos principais trabalhados, resumindo-os com a participação dos alunos.

4.2.4. Papel do aluno

A dramatização requer a participação ativa e dedicada dos alunos. Orientados adequadamente sobre os objetivos de ensino da atividade, eles devem: 

a) Definir com clareza sua forma de participação.

b) Contribuir na elaboração do personagem e na construção da situação a ser dramatizada.

c) Envolver-se de modo integral na situação em foco, a fim de estimular a análise e a
compreensão mais ampla do tema em estudo.

d) Registrar suas idéias, impressões, sensações, de modo que tenham condições de socializá-las com os demais alunos e com o professor. 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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