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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.42 - Ensino com Pesquisa

Didática - Teologia 11.42


4.3. Ensino com Pesquisa 

4.3.1. Descrição 

Ensino com pesquisa é um procedimento que requer a orientação direta do professor, no processo de elaboração da pesquisa. É muito mais do que determinar que os "alunos façam pesquisas", caracterizadas pela busca em bibliografia escrita ou virtual das informações pretendidas e pela transcrição ou impressão gráfica dos achados. É uma atividade de ensino que demanda tempo e dedicação dos envolvidos, na produção de conhecimentos. 

Esse procedimento de ensino também pode ser conhecido por método da descoberta, que, da mesma forma requer uma atitude reflexiva por parte do aluno e a assistência contínua do professor.

De um modo ou de outro, ele pode ser utilizado com vantagens na EaD, quando o professor orienta o trabalho de pesquisa individual ou de pequenos grupos por meio de correio eletrônico (e-mail). Ao final do processo, os trabalhos produzidos podem ser apresentados em ferramenta específica (tarefa) ou enviados pela lista de discussão a todos os alunos. Segundo determinação do professor, em função dos objetivos de ensino, a discussão das pesquisas pode ser geral, com todos os relatórios discutidos simultaneamente, ou particular, quando cada pesquisa é analisada por todo o grupo de alunos. 

4.3.2. Objetivos de ensino

O ensino com pesquisa propicia ao professor e aos alunos uma oportunidade de: 

a) Buscar e coletar as informações necessárias à realização do estudo.

a) Treinar a capacidade de observação, investigação e reflexão.

b) Trabalhar com fontes diversificadas de informação, como revistas, livros, fotos, filmes, letras de música.

c) Transitar por diversos ambientes educativos, como biblioteca, videoteca, hemeroteca, sites na Internet, entre outros.

d) Selecionar as informações pertinentes, organizá-las e empregá-las na elaboração do estudo.

e) Trabalhar, de forma cooperativa, com os outros componentes do grupo de pesquisa, quando esse trabalho se realizar em subgrupos.

f) Desenvolver ou aperfeiçoar o sentimento de autoconfiança, em relação às habilidades cognitivas.

g) Registrar suas conclusões, redigindo um relatório científico.

h) Preparar uma apresentação oral, síntese do relatório da pesquisa.

i) Comunicar, com clareza, os resultados obtidos.

O ensino com pesquisa, embora demande tempo e dedicação do professor, é uma situação de aprendizagem na qual o aluno realiza transformações de ordem conceitual (coleta, seleciona, organiza, relaciona e registra informações), procedimental (observação, manuseio de fontes e documentos diversos, utilização de diferentes ambientes educativos, registro e expressão oral) e atitudinal (cooperação, autoconfiança).

4.3.3. Atribuições do professor 

Para trabalhar dessa maneira, no processo ensino-aprendizagem, o professor precisa: 

a) Esclarecer a seus alunos a forma de realização da pesquisa - bibliográfica ou de campo -, enfatizando que se trata de oportunidade de produção de novos conhecimentos.

b) Orientar com clareza a escolha do tema e os objetivos da investigação.

c) Quando a classe for numerosa, formar subgrupos, delegando a cada um deles um aspecto da investigação, como um desdobramento do problema da pesquisa.

d) Descrever um plano de pesquisa e exemplificar as ações a serem realizadas.

e) Orientar passo a passo o processo de investigação e a elaboração do relatório.

f) Agendar a apresentação dos relatórios dos subgrupos.

g) Coordenar as apresentações, estimulando a participação dos alunos e a solução de dúvidas e eventuais divergências.

h) Estimular o registro das conclusões dos subgrupos, como passos no processo de
construção do novo conhecimento.

i) Coordenar a avaliação do processo e dos produtos obtidos, da participação individual e do desempenho coletivo. Propor ainda aos alunos a avaliação do desempenho do procedimentos.

j) Registrar as informações coletadas na observação direta, nos relatórios, na apresentação final, de cada aluno e dos grupos, no processo de avaliação continuada.



4.3.4. Papel do aluno

O aluno, envolvido nesse procedimento, precisa assumir formalmente suas responsabilidades no processo de produção de conhecimento. Para tanto, deve:

a) Identificar as características e etapas da elaboração de uma pesquisa.

b) Participar ativamente na definição do tema a ser investigado.

c) Buscar as informações necessárias à investigação, selecionando, organizando e utilizando o material disponível.

d) Formular hipóteses, compará-las e socializá-las com os demais componentes do subgrupo.

e) Buscar orientação do professor no decorrer da realização do trabalho.

f) Elaborar o relatório final, em cooperação com os participantes de seu grupo.

g) Preparar a apresentação, com o grupo, usando a síntese das idéias principais.

h) Apresentar seu relatório à classe, esclarecendo dúvidas e dispondo-se à discussão.

i) Assistir à apresentação dos demais relatórios de pesquisa da classe, perguntando sempre que necessário.

j) Registrar os aspectos relevantes das pesquisas apresentadas.

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