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27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.43 - Ensino por projetos

Didática - Teologia 11.43


 4.4. Ensino por projetos

 4.4.1. Descrição

O ensino por projetos organiza-se com base em um problema concreto, presente na realidade do aluno, que pede a busca de soluções práticas. Em parte, é semelhante ao ensino com pesquisa, na fase de coleta e organização de informações, na consulta a fontes e no trânsito por espaços educativos. No entanto, o ensino por projetos não finaliza com um relatório de pesquisa, mas com a elaboração de uma proposta de intervenção na realidade, um projeto. 

Na EaD, tem sido freqüente a utilização de ensino por projetos. É uma forma de trabalho em Educação que permite, mesmo a distância, mobilizar habilidades e interesses dos participantes do grupo, envolvendo-os coletivamente na construção de uma proposta de intervenção na realidade. 

4.4.2. Objetivos de ensino 

De modo semelhante ao ensino com pesquisa, o ensino por projetos requer tempo e dedicação do professor e dos alunos e estabelece condições para: 

a) Desenvolver o raciocínio diante de problemas propostos pela realidade imediata.

b) Selecionar e coletar as informações necessárias ao entendimento do problema.

c) Observar, investigar, refletir e propor alternativas de solução.

d) Trabalhar com fontes diversificadas de informação em diversos ambientes educativos.

e) Relacionar conhecimentos de áreas diferentes, em seus aspectos teóricos e práticos.

f) Trabalhar, de maneira cooperativa, com seu grupo de projeto.

g) Desenvolver a autoconfiança e a criatividade, na busca de soluções originais para o problema em análise.

h) Prever tarefas necessárias, elaborar plano de ação, delegando e assumindo
responsabilidades.

i) Registrar as conclusões, descrevendo o processo de intervenção na realidade.

j) Preparar uma apresentação oral, síntese do relatório do projeto e roteiro de intervenção.

k) Comunicar, com clareza, as ações propostas, discutindo as e acatando as sugestões pertinentes.

O ensino por projetos requer períodos mínimos de dois a três meses para sua realização e grande dedicação por parte de professores e alunos. Constitui uma situação de aprendizagem na qual o aluno atinge objetivos conceituais (produz novos conhecimentos, diante de uma situação real), procedimentais (elabora processos de investigação e busca de solução) e atitudinais (coopera, respeita e valoriza o seu trabalho e o de seus colegas). 

4.4.3. Atribuições do professor 

As atribuições do professor ao utilizar o ensino por projetos são muito semelhantes àquelas enumeradas no ensino com pesquisa.

Como visto, para que a atividade se realize, será necessário ao professor:

a) Orientar os alunos na escolha do projeto.

b) Quando a classe for numerosa, formar subgrupos, orientando-os na seleção dos
subprojetos.

c) Elaborar, com os alunos, um plano de trabalho, enumerando as tarefas a serem cumpridas.

d) Orientar o processo de investigação e a elaboração do projeto.

e) Auxiliar os alunos na execução do projeto.

f) Agendar a apresentação dos projetos dos subgrupos.

g)Coordenar as apresentações, estimulando a participação dos alunos com contribuições aos projetos.

h) Coordenar a avaliação do processo e dos projetos realizados, da participação individual e do desempenho coletivo. Propor ainda aos alunos a avaliação do desempenho do professor, considerando que sua orientação direta é fator decisivo para o sucesso do procedimento.

i) Registrar as informações coletadas por observação direta, no desenvolvimento dos projetos, e pela apresentação final, de cada aluno e dos grupos, no processo de avaliação continuada. 

4.4.4. Papel do aluno

No ensino por projetos, a atividade do aluno é fundamental. Desse modo, ele deve corresponder às responsabilidades assumidas nesse processo de produção de conhecimento. Para tanto, precisará: 

a) Escolher um projeto pelo qual se interesse efetivamente.

b) Buscar e fornecer ao grupo as informações necessárias à investigação, selecionando, organizando e utilizando o material disponível.

c) Discutir com o grupo as tarefas necessárias à elaboração do projeto, assumindo-as e delegando-as.

d) Buscar orientação do professor no decorrer da realização do trabalho.

e) Elaborar o plano de intervenção, em cooperação com os participantes de seu grupo.

f) Preparar a apresentação, com o grupo, na forma de síntese das idéias principais.

g) Apresentar seu projeto à classe, esclarecendo dúvidas e acolhendo as contribuições pertinentes.

h) Assistir à apresentação dos demais projetos da classe, perguntando e colaborando sempre que necessário.

i) Registrar os aspectos relevantes dos projetos apresentados.

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