Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.44 - Estudo de caso

Didática - Teologia 11.44


4.5. Estudo de caso

 4.5.1. Descrição 

O estudo de caso é um procedimento de ensino que se apóia na apresentação aos alunos de uma situação real ou simulada, relativa ao tema em estudo, para análise e encaminhamento de solução. Corresponde a um método de trabalho no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos a situações práticas. A situação pode ser trazida aos alunos, pelo professor, na forma de uma notícia de jornal ou revista, de um filme, ou de relato descritivo. 

Em EaD, esse procedimento é utilizado da mesma maneira que no ensino presencia!. Inclui a apresentação do caso, a elaboração de propostas de solução baseadas na teoria estudada e a posterior apresentação e discussão das soluções construídas, em fórum ou lista de discussão. Também pode ser trabalhado em subgrupos, incluindo uma discussão prévia e reservada dos membros do grupo, na troca de e-mail, antes da apresentação ao conjunto dos participantes.

4.5.2. Objetivos de ensino 

O professor, ao utilizar esse procedimento de ensino, enseja uma oportunidade aos alunos para: 

a) Retomar conhecimentos teóricos elaborados no decorrer do trabalho na disciplina.

b) Aplicar esses conhecimentos às situações reais ou simula das apresentadas para estudo.

c) Analisar uma situação real ou simulada, com a responsabilidade de propor
encaminhamentos.

d) Trabalhar com fontes diversificadas de informação em diversos ambientes educativos.

e) Discutir com o grupo-classe as propostas de solução individual, acolhendo idéias
semelhantes e respeitando as diferentes.

O estudo de caso é um procedimento de ensino que possibilita aos alunos realizar aprendizagens de caráter conceitual (revisão teórica), procedimental (construir soluções para o problema, aplicando a teoria estudada) e atitudinal (posicionar-se favoravelmente na busca de soluções, ter autoconfiança, respeito, cooperar

4.5.3. Atribuições do professor 

Nesse procedimento de ensino, cabe ao professor realizar algumas atividades preparatórias, como:

a) Decidir se o trabalho será realizado individualmente ou em subgrupos.

b) Definir os objetivos de ensino a serem atingidos e os conteúdos a serem retomados.

c) Escolher o caso a ser estudado: um fato, documentado, ou uma situação composta pelo professor.

d) Planejar as etapas de realização do trabalho, definindo o tempo necessário, em cada uma delas.

e) Reservar, se necessário, recursos de ensino (vídeo e TV) para apresentação do caso. 

E outras, no decorrer do trabalho dos alunos:

 a) Orientar os alunos sobre o desenvolvimento da atividade.

b) Apresentar o caso a ser estudado.

c) Orientar a análise da situação, a busca ao referencial teórico e, se for o caso, a discussão nos subgrupos.

d) Recomendar o registro das soluções obtidas e a revisão dos aspectos teóricos, se
necessário.

e) Coordenar a apresentação das soluções dos alunos ou dos subgrupos, mediando a discussão e promovendo esclarecimentos.

f) Avaliar o desempenho dos alunos no decorrer da atividade, reorientando a aprendizagem sempre que se fizer necessário.

4.5.4. Papel do aluno

Para trabalhar com estudos de caso, os alunos precisam: 

a) Entender claramente os passos da atividade a ser realizada.

b) Apropriar-se da situação apresentada, seja ouvindo o relato, lendo a notícia, assistindo ao filme.

c) Realizar a análise diagnóstica da situação em estudo.

d) Reunir as informações necessárias para solucionar o caso apresentado.

e) Propor alternativas de solução, registrando-as e relatando-as aos colegas de classe.

f) Ouvir as propostas elaboradas pelos colegas, questionando e discutindo quando
necessário.

g) Registrar atentamente todo o processo, revendo a teoria em caso de dúvida.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario