4.5.1. Descrição
O estudo de caso é um procedimento de ensino que se apóia
na apresentação aos alunos de uma situação real ou simulada, relativa ao tema
em estudo, para análise e encaminhamento de solução. Corresponde a um método de
trabalho no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos
a situações práticas. A situação pode ser trazida aos alunos, pelo professor,
na forma de uma notícia de jornal ou revista, de um filme, ou de relato
descritivo.
Em EaD, esse procedimento é utilizado da mesma maneira que
no ensino presencia!. Inclui a apresentação do caso, a elaboração de propostas
de solução baseadas na teoria estudada e a posterior apresentação e discussão
das soluções construídas, em fórum ou lista de discussão. Também pode ser
trabalhado em subgrupos, incluindo uma discussão prévia e reservada dos membros
do grupo, na troca de e-mail, antes da apresentação ao conjunto dos participantes.
4.5.2. Objetivos de ensino
O professor, ao utilizar esse procedimento de ensino,
enseja uma oportunidade aos alunos para:
a) Retomar conhecimentos teóricos elaborados no decorrer
do trabalho na disciplina.
b) Aplicar esses conhecimentos às situações reais ou
simula das apresentadas para estudo.
c) Analisar uma situação real ou simulada, com a
responsabilidade de propor
encaminhamentos.
d) Trabalhar com fontes diversificadas de informação em
diversos ambientes educativos.
e) Discutir com o grupo-classe as propostas de solução
individual, acolhendo idéias
semelhantes e respeitando as diferentes.
O estudo de caso é um procedimento de ensino que
possibilita aos alunos realizar aprendizagens de caráter conceitual (revisão
teórica), procedimental (construir soluções para o problema, aplicando a teoria
estudada) e atitudinal (posicionar-se favoravelmente na busca de soluções, ter
autoconfiança, respeito, cooperar
4.5.3. Atribuições do professor
Nesse procedimento de ensino, cabe ao professor realizar
algumas atividades preparatórias, como:
a) Decidir se o trabalho será realizado individualmente ou
em subgrupos.
b) Definir os objetivos de ensino a serem atingidos e os
conteúdos a serem retomados.
c) Escolher o caso a ser estudado: um fato, documentado,
ou uma situação composta pelo professor.
d) Planejar as etapas de realização do trabalho, definindo
o tempo necessário, em cada uma delas.
e) Reservar, se necessário, recursos de ensino (vídeo e
TV) para apresentação do caso.
E outras, no decorrer do trabalho dos alunos:
a) Orientar os
alunos sobre o desenvolvimento da atividade.
b) Apresentar o caso a ser estudado.
c) Orientar a análise da situação, a busca ao referencial
teórico e, se for o caso, a discussão nos subgrupos.
d) Recomendar o registro das soluções obtidas e a revisão
dos aspectos teóricos, se
necessário.
e) Coordenar a apresentação das soluções dos alunos ou dos
subgrupos, mediando a discussão e promovendo esclarecimentos.
f) Avaliar o desempenho dos alunos no decorrer da
atividade, reorientando a aprendizagem sempre que se fizer necessário.
4.5.4. Papel do aluno
Para trabalhar com estudos de caso, os alunos
precisam:
a) Entender claramente os passos da atividade a ser
realizada.
b) Apropriar-se da situação apresentada, seja ouvindo o
relato, lendo a notícia, assistindo ao filme.
c) Realizar a análise diagnóstica da situação em estudo.
d) Reunir as informações necessárias para solucionar o
caso apresentado.
e) Propor alternativas de solução, registrando-as e
relatando-as aos colegas de classe.
f) Ouvir as propostas elaboradas pelos colegas,
questionando e discutindo quando
necessário.
g) Registrar atentamente todo o processo, revendo a teoria
em caso de dúvida.
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