Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

27 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.45 - Estudo Dirigido

Didática - Teologia 11.45


4.6. Estudo Dirigido

4.6.1. Descrição

O estudo dirigido, como o nome indica, é um procedimento de ensino por meio do qual o aluno executa um trabalho proposto e orientado pelo professor, de preferência, em sala de aula. Apoiado na leitura de um texto, artigo ou capítulo de livro e em um roteiro de estudos previamente elaborado pelo professor, o aluno trabalha ativamente, realizando leitura e interpretação do texto, análise e comparações, sínteses e avaliações.

A qualidade dos resultados obtidos nessa forma de ensino depende em grande medida do roteiro de estudos. Ele pode ser semelhante a um questionário, com perguntas e respostas diretas, baseado apenas na memorização de informações. Mas, se elaborado com outros objetivos, pode abranger amplo conjunto de atividades mentais.

Considerando o interesse em propiciar um contato mais intenso do aluno com o material, o roteiro de estudo deve incluir atividades que favoreçam a construção e a reconstrução dos conhecimentos disponíveis, como: 

a) Identificar palavras desconhecidas e buscar seus significados.

b) Localizar idéias ou conceitos essenciais, indicados pelo professor.

c) Elaborar esquema ou mapa de conceitos.

d) Formular perguntas ao texto, que poderão ser utilizadas em discussão posterior.

e) Elaborar outras interpretações ou conclusões diferentes daquelas apresentadas pelo autor.

f) Redigir justificativa para as posições assumidas pelo autor. Preparar síntese ou resenha, a ser utilizada em debate posterior, presencial ou em lista de discussão.

g) Escrever uma carta para o autor, concordando ou discordando de suas idéias centrais.

Esse procedimento de ensino é muito utilizado em EaD, desde a época em que ela se fazia exclusivamente por meio de apostilas em papel, no início do século XX. No entanto, na EaD apoiada na Web, esse procedimento ainda pode e deve ser utilizado, desde que o roteiro de estudos proposto pelo professor seja elaborado de modo que abranja um conjunto maior de habilidades mentais, e não apenas a memorização. E, especialmente nos cursos a distância, esse procedimento de ensino deverá ser complementado pelo debate, que se fará em lista de discussão ou pela apresentação de síntese ou resenha, na forma de tarefa, seguida ou não de discussão. Nesse caso, é fundamental estabelecer interação entre professor-aluno e aluno-aluno após a conclusão do estudo dirigido, a fim de avaliar se os objetivos de ensino estão sendo atingidos por meio desse procedimento. 

4.6.2. Objetivos de ensino 

Considerando que alguns textos a serem trabalhados no processo ensino-aprendizagem requerem maior dedicação dos alunos, utilizar o estudo dirigido pode lhes proporcionar a oportunidade de: 

a) Ler, de forma atenta e orientada, os textos e autores indicados.

b) Desenvolver habilidade de leitura e reflexão, a ser aplicada em diferentes situações de busca e aquisição de novos conhecimentos.

c) Aperfeiçoar o repertório vocabular, familiarizando-se com novas palavras e expressões e investigando sinônimos.

d) Aprofundar a compreensão do texto, com base na leitura de seu contexto: características do autor, época e motivo da publicação, entre outros.

e) Construir progressivamente um referencial teórico que subsidie a percepção e a explicação da realidade e, por decorrência, a elaboração de textos acadêmicos.

O estudo dirigido é um procedimento de ensino que, empregado com parcimônia e clareza de objetivos, pode proporcionar aos alunos a oportunidade de atingir objetivos conceituais (aquisição, aprofundamento e atualização de informações), procedimentais (habilidade de leitura, de interpretação de textos, de busca de sinônimos e significados, de elaboração de sínteses, de questões, entre outras) e atitudinais (respeito pelo trabalho, dedicação, interesse). 

4.6.3. Atribuições do professor

Muitas são as tarefas do professor quando pretende utilizar o estudo dirigido como procedimento de ensino. Entre elas, algumas a serem realizadas previamente, como:

a) Formular claramente os objetivos de ensino para a atividade a ser realizada, considerando que o estudo dirigido pode ser utilizado como procedimento de ensino para promover ampliação de informações, aprofundamento, atualização, revisão, entre outros. Em função dos objetivos, organizar-se-ão as demais tarefas.

b) Realizar a seleção adequada do material a ser lido, que deve ser compatível com os objetivos do estudo dirigido, com as possibilidades imediatas de compreensão dos alunos e com o tempo disponível para a realização da leitura.

c) Identificar as fontes bibliográficas para o estudo ou preparar as cópias do material a ser lido.

d) Organizar o roteiro de estudos a ser utilizado pelos alunos, definindo as instruções com clareza e determinando as tarefas a serem executadas.

Outras atribuições do professor serão cumpridas no decorrer da atividade, como:

a) Orientar os alunos, esclarecendo-os sobre os objetivos de ensino do estudo dirigido a ser desenvolvido.

b) Indicar as fontes bibliográficas para o estudo ou fornecer as cópias do material a ser utilizado.

c) Apresentar o roteiro de estudos a ser obedecido.

d) Definir o tempo necessário para a realização da atividade. Vale lembrar que esse procedimento de ensino deve ser utilizado em sala de aula, sob a supervisão direta do professor, embora possa ser empregado também na forma de exercícios domiciliares e em EaD.

e) Atender, na medida das solicitações, às questões propostas pelos alunos, esclarecendo e orientando. Quando se tratar de questão decorrente, interromper a atividade e orientar de forma coletiva o conjunto de alunos.

f) Concluída a atividade individual, promover uma situação de socialização dos conhecimentos, sob a forma de trabalho em grupo, em duplas ou debate no grupo-classe.

4.6.4. Papel do aluno 

Esse procedimento de ensino tem sido identificado, de modo geral, como uma situação de aprendizagem que não requer grande esforço intelectual do aluno. Essa compreensão está diretamente relacionada ao tipo de roteiro de estudos trabalhado. Quando o roteiro proporciona condições, o aluno trabalha ativamente, organizando e aprofundando informações, efetivamente se apropriando de novos conhecimentos. Para tanto, será preciso: 

a) Dispor do material indicado e necessário à realização da atividade: textos, dicionário, roteiro.

b) Compreender com clareza e segurança as recomendações do roteiro.

c) Trabalhar de forma dedicada, respeitando a proposta e o trabalho dos colegas, sem movimentos ou ruídos desnecessários.

d) Executar as atividades propostas no tempo determinado, registrando suas indagações, conclusões, esquemas, questionamentos, entre outros.

e) Socializar suas anotações, em debate ou lista de discussão, quando solicitado pelo professor.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...