4.8.1. Descrição
Entre as inúmeras formas de trabalho em grupo, o seminário
é das mais freqüentes entre as menções de alunos e de professores, em especial,
no ensino superior. No entanto, o procedimento de ensino a que se referem não é
propriamente aquele entendido por seminário, mas uma maneira de dividir as
responsabilidades de trabalho com os conteúdos de ensino entre os alunos.
Nesses casos, um aluno ou grupo de alunos recebe a incumbência de apresentar
para a classe, em data previamente determinada, um tema a ser pesquisado ou uma
síntese de um capítulo de livro. Na prática, corresponde a uma substituição do
trabalho do professor pelo trabalho do aluno, da aula expositiva do professor
pela apresentação pouco fundamentada e vacilante do aluno. Com certeza, um
método de trabalho em sala de aula que gera más lembranças e pouco ou nenhum
conhecimento...
Seminário, em sentido genérico, designa um evento
destinado à socialização de conhecimentos ou de variados aspectos de um mesmo
tema, de natureza semelhante a congressos, encontros nacionais e
internacionais, e outros.
Em sentido específico, seminário é um procedimento de
ensino que se constrói com base no ensino com pesquisa, realizado em subgrupos,
e no debate dos aspectos investigados, de maneira integrada ou complementar,
sob a coordenação do professor. Esse procedimento distingue-se daquelas
práticas usualmente conhecidas por essa denominação, em primeiro lugar pelo
processo de investigação do tema, que é o mesmo para todos os grupos, e
realiza-se por meio de pesquisa, em vez de os conhecidos fichamentos e resenhas
de capítulos. Em segundo lugar, pela forma de apresentação dos trabalhos, em
debate de pontos convergentes, divergentes ou complementares.
Com algumas adaptações, é um procedimento de ensino que
pode ser utilizado em EaD, desde que os grupos trabalhem seus temas
específicos, por meio de e-mail ou lista de discussão, por um tempo determinado
e, na seqüência, participem da discussão do tema proposto para o seminário,
utilizando a lista ou o fórum.
4.8.2. Objetivos de ensino
O seminário possibilita reunir as qualidades de dois
outros procedimentos de ensino estudados, o ensino com pesquisa e o debate,
refinando-os em seus aspectos favoráveis ao desenvolvimento do aluno. Portanto,
o debate realiza-se com maior e melhor fundamento e a pesquisa ganha mais
significado no processo de debate e socialização de conhecimentos.
De modo amplo, é possível afirmar que o seminário propicia
a professor e alunos condições para:
a) Investigar em amplitude e profundidade uma questão,
buscando entendê-la sob diferentes e renovadas perspectivas.
b) Analisar de maneira crítica e reflexiva os resultados
de sua investigação (ou de seu grupo), em confronto com aqueles apresentados
pelos outros grupos da classe.
c) Trabalhar cooperativamente, buscando e socializando
informações, discutindo e confrontando hipóteses e opiniões.
d) Debater, com fundamento, aspectos diversificados de uma
questão ou problema.
e) Participar ativamente, respeitando as contribuições dos
diferentes grupos e participantes.
O seminário é uma situação de aprendizagem que possibilita
ao aluno realizar transformações de ordem conceitual (coleta, seleciona,
organiza, relaciona e registra informações), procedimental (leitura, pesquisa
bibliográfica, registro e expressão oral) e atitudinal (cooperação,
autoconfiança).
4.8.3. Atribuições do professor
Embora a ação dos alunos seja preponderante nesse
procedimento de ensino, muitas são as atribuições reservadas ao professor. Elas
podem ser divididas em duas fases principais, que se referem à preparação e à
apresentação. Na fase de preparação, o professor precisa:
a) Definir com clareza os objetivos de ensino a serem
atingidos.
b) Identificar os conteúdos a serem trabalhados.
c) Selecionar o tema a ser investigado, bem como os
subtemas, de acordo com os objetivos e conteúdos de ensino definidos.
d) Selecionar a bibliografia, em diferentes graus de
complexidade e aprofundamento, a ser indicada aos alunos.
e) Esclarecer aos alunos a forma de realização do
trabalho: a investigação, a apresentação e a avaliação.
f) Orientar o trabalho, construindo com os alunos um
roteiro de pesquisa e auxiliando na localização e utilização dos recursos
bibliográficos necessários.
g) Elaborar o cronograma de realização da pesquisa e de
apresentação e discussão dos resultados.
h) Acompanhar os trabalhos dos subgrupos, observando o
desempenho e a participação dos alunos e os produtos elaborados.
Concluída a fase de pesquisa, o professor tem de
viabilizar a apresentação dos trabalhos e a realização do debate. Nesse
sentido, ele deve:
a) Organizar o ambiente de sala de aula, selecionando ou
solicitando a indicação dos debatedores.
b) Coordenar as apresentações, direcionando o processo,
questionando, esclarecendo e sintetizando, quando necessário.
c) Garantir o respeito e a solidariedade, a participação e
a cooperação.
d) Formular questões amplas e relativas ao tema central, a
serem respondidas no debate.
e) Estimular a reflexão crítica e o aprofundamento dos
estudos.
f) Observar a participação individual e coletiva de seus
alunos, quer estejam no papel de debate dores ou de platéia.
g) Avaliar, com a colaboração dos alunos, o trabalho
realizado, verificando os objetivos de ensino e o grau de envolvimento dos
participantes, e identificando aspectos positivos e negativos, além de
alternativas de superação.
4.8.4. Papel do aluno
Da mesma forma que para o professor, as tarefas do aluno
são diversificadas. De início, os alunos devem:
a) Responsabilizar-se pelo sub-tema determinado.
b) Reunir a bibliografia necessária à investigação.
c) Ler e estudar, aprofundando sua compreensão do
sub-tema.
d) Organizar e sistematizar as idéias principais do
assunto estudado.
e) Preparar-se para a realização do seminário,
esclarecendo dúvidas e divergências.
Na fase de apresentação dos trabalhos, os alunos têm de
participar ativamente do debate. Para tanto, devem:
a) Apresentar relatório
por escrito do sub-tema estudado, com cópias para cada participante.
b) Expor, de maneira clara e objetiva, as idéias
essenciais estudadas.
c) Assistir atentamente à exposição dos colegas.
d) Buscar os esclarecimentos necessários à compreensão dos
diferentes enfoques da questão em estudo.
e) Debater os diferentes aspectos do tema e as questões
formuladas pelo professor, argumentando e contra-argumentando, buscar respostas
e encaminhar conclusões.
f) Participar da avaliação do seminário, contribuindo na
identificação de dificuldades e propondo alternativas de solução.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada,
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
0 Comentários :
Postar um comentário
Deus abençoe seu Comentario