4.11.1. Descrição
A aula expositiva é um dos procedimentos de ensino mais
conhecidos e utilizados e, de certo modo, dispensa descrição. Em geral,
baseia-se na apresentação oral de um tema, pelo professor, e pode contar com
maior ou menor participação dos alunos, dependendo da proposta e dos objetivos
de ensino. Além disso, a aula expositiva pode estar apoiada em recursos de
ensino, como esquemas, gráficos, sinopses, anotada no quadro-de-giz, em
cartazes, em transparências, entre outros.
Na EaD, a aula expositiva ocorre nas situações de vídeo e
teleconferência, com maior freqüência. Nos dois casos, a possibilidade de
interação professor-aluno é bem reduzida: na videoconferência, em virtude da
assincronia, ou seja, a aula pode ter sido gravada em momento diferente daquele
em que está sendo apresentada; e na teleconferência, em decorrência do elevado
número de espectadores, que pode provocar eventuais dificuldades ou atrasos na
comunicação, quando ocorrer por telefone, fax ou correio eletrônico (e-mail).
4.11.2. Objetivos de ensino
A aula expositiva pode ser utilizada nas situações em que
o professor pretende propiciar aos alunos condições de:
a) Compreender de forma ampla e geral um novo tema de
estudo, quando são apresentadas as idéias introdutórias ao assunto, organizados
esquemas e sumários. Na seqüência, outros procedimentos de ensino deverão ser
empregados, de modo que promova o aprofundamento necessário ao estudo.
b) Sintetizar o assunto estudado por meio de outros
procedimentos de ensino, identificando os aspectos essenciais, de maneira
resumida. Nesse caso, a aula expositiva, como oportunidade de elaboração da
síntese final, pode contar com a participação ativa dos alunos, que já terão
produzido conhecimentos sobre o assunto.
c) Atualizar as informações disponíveis ou solicitar as
explicações necessárias sobre o assunto em estudo, quando o professor esclarece
aspectos cuja compreensão pareça mais difícil ou divulga informações de acesso
mais restrito.
A aula expositiva oferece oportunidade para o aluno
realizar aprendizagens de caráter conceitual (aquisição e atualização de
informações, esclarecimento de dúvidas, elaboração de sínteses), procedimental
(ouvir e perguntar, anotar, elaborar esquemas) e atitudinal (respeito e
atenção).
4.11.3. Atribuições do professor
O sucesso da aula expositiva depende quase exclusivamente
do professor, tanto para a sua preparação como para o desenvolvimento.
Em relação à preparação, o professor deve:
a) Definir claramente os objetivos de ensino da aula,
considerando as características e as necessidades dos alunos.
b) Planejar com cuidado a seqüência das idéias a serem
apresentadas, as perguntas e os exemplos a serem utilizados.
c) Elaborar o esquema ou sumário a ser transcrito no
quadro-de-giz ou equivalente.
d) Preparar outros recursos básicos, como fotos, recortes,
transparências, lembrando-se de que devem conter apenas os elementos mínimos
necessários para ilustrar e complementar a exposição oral.
e) Reservar os equipamentos necessários ou verificar sua
presença e a forma de utilização no espaço onde será realizada a aula
expositiva.
No que se refere à realização da aula expositiva, o
professor deve:
a) Comunicar com clareza o tema e os objetivos de ensino
da aula, relacionando-os a aulas anteriores.
b) Despertar a atenção dos alunos para o tema a ser
tratado com uma questão, o relato de um fato, o comentário de uma notícia,
entre outros, de modo que mobilize conhecimentos e experiências anteriores dos
alunos.
c) Respeitar o ritmo da classe em relação à participação,
com comentários ou questões, e em relação à possibilidade de anotar idéias e
esquemas apresentados.
d) Apoiar a apresentação em recursos visuais preparados
previamente e em comentários e questões formuladas pelos alunos, dirigindo-se a
eles pessoalmente.
e) Utilizar linguagem não-verbal - gestos, expressão
facial -, variando o tom de voz e
movimentando-se pelo espaço da sala de aula.
f) Avaliar continuamente a disposição dos alunos, levando
em conta que sua participação na aula expositiva não é tão passiva quanto se
pode pensar, mas requer atenção e disponibilidade para a atividade intelectual.
g) Evitar de se irritar com interrupções ou distrações dos
alunos, considerando-as desrespeito ou desinteresse.
h) Controlar cuidadosamente o tempo de duração da aula,
evitando ultrapassar 15 ou 20 minutos de exposição contínua. Lembre-se de que
assistir a uma aula expositiva pode ser muito cansativo.
i) Ao final da apresentação, enfatizar idéias essenciais e
estabelecer a sua relação com as próximas atividades a serem desenvolvidas.
4.11.4. Papel do aluno
No contexto da aula expositiva, o aluno deve se envolver
ativamente no processo de construção de seu conhecimento, com base em
informações que estão sendo apresentadas pelo professor, segundo suas escolhas
e prioridades, e que deverão ser apropriadas pelo aluno, apoiado em suas
experiências e conhecimentos anteriores.
Para garantir a adequada utilização desse procedimento de
ensino, espera-se que o aluno:
a) Dedique atenção à exposição e procure relacioná-la com
outros conhecimentos ou
informações disponíveis.
b) Evite se distrair com atividades paralelas ou
comentários alheios ao conteúdo da aula.
c) Busque esclarecimentos, interrompendo o professor,
sempre que necessário.
d) Contribua com exemplos ou informações pertinentes e
relevantes.
e) Procure anotar as idéias essenciais, sem se preocupar
demasiadamente em copiar tudo o que o professor diz ou escreve.
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