São formas de provas que, além de possibilitar maior
cobertura da matéria, satisfazem ao mesmo tempo o critério de objetividade,
definido como a qualidade de uma prova para permitir que examinadores independentes
e qualificados cheguem a resultados idênticos. Vejamos alguns tipos de
questões, os mais comumente formulados.
A prova objetiva poderá se formar com as chamadas questões
de lacunas, que servem para medir conhecimento e são formadas por frases incompletas,
cujo espaço em branco pode ser preenchido apenas por uma interpretação.
Exemplo: O ano em que o primeiro transplante de rim bem sucedido teve lugar
foi...
Poderá ainda a prova objetiva constituir-se com questões
falso-verdadeiro, que servem para medir: identificação de relação de causa e
efeito; distinção de opiniões; conhecimentos de fatos específicos. Exemplo: Os
objetivos da aprendizagem podem ser agrupados em três categorias:
conhecimentos, habilidades e atitudes (V ou F).
Outra forma, talvez
a mais comum, de se elaborar uma prova objetiva é utilizar questões de múltipla
escolha, que se estruturam de diversas maneiras. Estas são as mais usadas:
a) Escolha simples: mede conhecimentos. É a forma mais
comum da questão de múltipla-escolha. Consiste, basicamente, em uma sentença
incompleta ou em uma pergunta, seguida por certo número de respostas possíveis
(opções), entre as quais o aluno deve escolher a correta. Exemplo: Dentre as
causas que têm levado a agricultura comercial brasileira a expandir-se,
ressalta-se:
• o papel que ela continua tendo como o setor mais
importante da economia nacional;
• o projeto em curso de integração nacional, fundado
exclusivamente na expansão da economia agrícola;
• o crescimento dos mercados consumidores internos e
externos de alimentos e matérias-primas de origem agrícola;
• a elevação geral do salário real da população, que tem
levado o setor agrícola a se
modernizar;
• a participação proporcionalmente crescente dos produtos
agrícolas tropicais na pauta geral da exportação brasileira.
a) Escolha múltipla: mede conhecimentos. Este tipo é
adequado quando se pretende
apresentar uma situação caracterizada por mais de uma
resposta correta; o aluno deve identificar as respostas corretas de acordo com
um código apresentado nas instruções.
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