1.
O ensino deve, em primeiro lugar, objetivar um plano de cultivo de resultados,
ou seja, a integração dos novos crentes.
a)
Levar o novo convertido a alcançar a certeza de salvação.
Três
passos para levar o novo convertido a ter certeza de salvação:
Levar
o convertido a confiar no caráter de Deus.
Deus
não pode mentir (Tt 1.2). O caráter de Deus é o fundamento para que a pessoa
alcance a certeza de vida eterna.
Levar
o convertido a compreender com clareza as promessas de salvação feitas por Deus
(Jo 5.24; Ap 3.20).
Levar
o convertido a entender claramente as condições estabelecidas por Deus para
alguém ser salvo.
O
pecador precisa confessar seus pecados (1 Jo 1.9).
O
pecador precisa crer em Jesus (Jo 5.24).
O
pecador precisa invocar o nome do Senhor (Rm 10.13).
b)
Doutrinar o novo crente para que seja batizado conscientemente.
Necessidade
do batismo
Valor
e significado
Forma
bíblica do batismo (imersão)
Ceia,
finalidade
Para
quem foi instituída a ceia
Igreja
(origem, natureza, missão e destino)
c)
Doutrinar o novo batizado para que adquira firmeza doutrinária e se integre na
comunhão da igreja.
Crente
e sua nova natureza
Comportamento
do cristão
Vida
devocional
Mordomia
cristã
Testemunho
2.
O ensino deve atender às dificuldades de compreensão peculiares ao novo
convertido.
a)
Linguagem.
A
linguagem deve ser comum entre o professor e o aluno. O novo convertido não
está familiarizado com a linguagem evangélica.
b)
Comunicação.
Quais
são os principais problemas de comunicação entre professores e alunos?
O
método é definido através de padrões de comunicação: unilateral, bilateral e
multilateral.
O
professor está mais preocupado em expor a matéria (transmitir
conhecimento).
O
professor utiliza conceitos ou termos que ainda não existem na experiência dos
alunos novos convertidos.
O
professor não se preocupa em aumentar o vocabulário de seus alunos.
O
professor coloca tantas idéias em cada exposição que somente algumas delas são
compreendidas e retidas.
Alguns
professores falam rápido demais ou articulam mal as palavras. Outros, em voz
baixa e tom monótono.
O professor não utiliza meios visuais para comunicar conceitos ou
relações que exigem apresentação gráfica.
professor
tem suas idéias tão mal ou perfeitamente organizadas, que não há lugar para a
imaginação criativa dos alunos.
c)
Cultura Bíblica.
O
conhecimento que possuem a respeito de Deus geralmente é alheio às Escrituras.
Não compreendem a história, a geografia, os costumes dos personagens bíblicos e
sua aplicação para os nossos dias.
d)
Temas teológicos e doutrinários da Bíblia.
O
novo convertido não está habituado a expressões como: Regeneração,
Justificação, Redenção, Expiação, Arrebatamento da Igreja, Milênio, Escatologia
etc.
e)
Noções de tempo, espaço e circunstância no plano bíblico.
Neste
aspecto quais providências o professor deve tomar em relação a ministração do
conteúdo da matéria?
3.
O ensino deve ser planejado e não improvisado.
O
professor deve preparar-se profundamente para a aula (2 Tm 2.15).
a)
Através da oração.
A
oração é o segredo do poder no ensino (Mc 1.35; Lc 5.16).
O
professor deve estabelecer os objetivos da lição.
c)
Através de estudo diário.
O
professor deve preparar suas lições com antecedência. Ou seja, diariamente, do
início ao término da semana.
d)
Material de estudo mínimo necessário.
A
Bíblia. Se possível, todas as legítimas versões em português.
Dicionário
Bíblico
Gramática
da Língua Portuguesa
Concordância
Bíblica
Chave
Bíblica (resumo dos livros)
Manuais
de Doutrina
Atlas
Bíblico
Didática
Aplicada
Apontamentos
individuais
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