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1 de julho de 2017

História Da Igreja - Teologia 30.92 - CÂNON IV ‐ É Apropriado que, Por Todos os Meios, um Bispo Seja Indicado Por Todos os Bispos da Província

História Da Igreja - Teologia 30.92
 
CÂNON IV 

‐ É apropriado que, por todos os meios, um bispo seja indicado por todos os bispos da província; mas isto sendo difícil, seja por conta de necessidade urgente ou por causa de distância, três no mínimo deverão se reunir e os votos dos (bispos) ausentes serão também dados e comunicados por escrito, para então se realizar a ordenação. Mas em cada província a ratificação do que foi feito deverá ser submetida ao Metropolita.
          Nota sobre o Cânon IV: Antes de tudo, temos de definir algumas palavras:
a.         A palavra grega "katastasin", usada no cânon, significa "eleição".
b.         A palavra grega "keirotonian", usada pelo cânon apostólico, significa consagração e imposição das mãos.
Assim sendo, o Concílio de Nicéia definiu que três bispos, no mínimo, deveriam se reunir e eleger o(s) candidato(s), mas com autorização dos bispos ausentes
ou sua aprovação à eleição realizada, expressando‐se os ausentes por escrito. Além disso, o(s) candidato(s) seriam submetidos à ratificação do metropolita da província que então, com dois ou três bispos, procederiam a imposição das mãos e a consagração do seu escolhido. Esse procedimento estava de acordo com
o cânon apostólico.
Foi o caso de Meletius, provavelmente, o motivo desse cânon. Ele tinha nomeado bispos sem a participação de outros da província e sem a aprovação do metropolita de Alexandria, tendo esse fato ocasionado um cisma.
Outro ponto importante decorre deste cânon. Os gregos diziam que ele retirava do povo o direito de votar. Na verdade, anteriormente os gregos tinham tido amargas experiências com a intervenção do poder dos príncipes e poderosos sobre as eleições, em detrimento da Igreja. A Igreja Romana somente retirou
essa participação do povo na eleição dos bispos no século XI. Mas, padeceu, por isso mesmo, muitas e maléficas injunções dos reis e poderosos, e delas se
livrou com muito tempo e esforço.
A Igreja Romana entendeu atender à regra do Concílio, determinando apenas duas coisas: que eram necessários três bispos no mínimo para a consagração e
que competia ao metropolita a confirmação.

Quem foi excomungado por algum bispo não deve ser restituído por outro, a não ser que a excomunhão tenha resultado de pusilanimidade ou contenda ou alguma outra razão semelhante. Para que esse assunto seja resolvido convenientemente, deverá haver dois sínodos por ano em cada província ‐ um na Quaresma e o outro no outono.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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