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14 de agosto de 2013

Antropologia - Teologia 03.77 - Objeções ao Traducionismo

Antropologia - Teologia 03.77


9.4.2 Objeções ao Traducionismo

(a) Parte do pressuposto de que, depois da criação original, Deus só age mediatamente.
Depois dos seis dias da criação a Sua obra criadora cessou. 
A contínua criação de almas, diz Delitzsch, é incoerente com a relação de Deus com o mundo. 
Pode-se porém levantar a questão: Que será, então da doutrina
da regeneração, que não é efetuada por causas secundárias.

(b) Geralmente se alia à teoria do realismo, uma vez que é o único modo pelo qual pode explicar a culpa original. 
Fazendo isso, afirma a unidade numérica da substância de todas as almas humanas, posição insustentável e também deixa de dar uma resposta satisfatória à questão, por que os homens são responsabilizados somente pelo primeiro pecado de Adão, e não pelos seus pecados subseqüentes, nem pelos pecados dos seus outros antepassados. 

(c) É contrária à doutrina filosófica da simplicidade da alma. 
A alma é uma substância puramente espiritual que não admite divisão. 
A reprodução da alma pareceria implicar que a alma do filho se separa de algum modo da alma dos pais. 
Além disso, levanta-se a questão se ela origina da alma do pai ou da mãe. 
Ou provém de ambos? Sendo assim, não é um composto? 

(d) A idéia de que Levi estava já no corpo de Abraão (Hb 7.10) deve ser entendida num sentido representativo ou figurado, não literal. 
Além disso, não se fala nesse caso somente da alma de Levi, mas da pessoa integral, incluindo seu corpo e sua alma, embora seu corpo não estivesse fisicamente presente de modo concreto no corpo de Abraão, pois não haveria naquela época uma combinação distinta de genes que se pudesse atribuir a Levi e a ninguém mais.

(e) A teoria leva dificuldades no campo da cristologia. 
Se em Adão a natureza humana pecou globalmente, e esse pecado foi, portanto, o verdadeiro pecado de cada parte dessa natureza humana, não se pode fugir à conclusão de que a natureza humana de Cristo também foi pecadora e culpada, porque teria o pecado de fato em Adão.


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
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