Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

26 de agosto de 2013

Didática - Teologia 11.34 - Quem deve participar da escolha e definição dos conteúdos?

Didática - Teologia 11.34


3.4.2. Quem deve participar da escolha e definição dos conteúdos? 

Uma equipe formada por professores que lecionam a mesma disciplina para várias turmas (quando houver esta situação), pelo chefe de disciplina, pelo chefe do departamento, por professores de disciplinas que precedem ou seguem aquela disciplina quando se trata de assunto seqüencial, ou pré-requisito, e por alunos. 

O primeiro a participar da escolha e definição do conteúdo de uma disciplina deverá ser o próprio professor de classe que vai ministrá-la, pois é ele quem vai desempenhar diretamente junto ao aluno a função de trabalhar com aquele conteúdo. 

Acreditamos, porém, que o professor deverá fazê-lo numa situação de equipe com outros colegas. Sem dúvida que, desta equipe, e com as mesmas finalidades, participará o chefe ou coordenador da disciplina, quando houver. 

Há, no entanto, ainda uma outra circunstância a ser considerada: se a disciplina lecionada faz parte de uma seqüência de conteúdos, é fundamental que esta equipe seja enriquecida com, pelo menos, um representante das disciplinas que ministram o conteúdo anterior a ela e um representante das disciplinas que a seguem. Isto evitará problemas como o de presumir que o aluno já tenha estudado este ou aquele assunto, quando de fato não o fez, e reconstruir o novo conteúdo sobre bases falsas;
ou como o de repetir mais uma vez aspectos já estudados anteriormente; ou como o de omitir um conteúdo que será necessário para estudo dos conteúdos subseqüentes. 

O chefe do departamento, como aquele que possui uma visão do conjunto do curso (seus objetivos, disciplinas, orientações etc.), para o qual aquele departamento contribuirá com esta determinada disciplina, também deveria participar da escolha e definição do conteúdo mais adequado daquela disciplina. 

A participação dos alunos, sem dúvida, é fundamental também. Dentre os alunos, o monitor pode dar uma contribuição destacada, na sua qualidade de ex-aluno daquela disciplina. 

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...