Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

4 de dezembro de 2017

História De Israel – Teologia 31.96 - Os Falsos Profetas do Rei Acabe (Livro 8 Cap 10)

História De Israel – Teologia 31.96
 
CAPÍTULO 10

OS FALSOS PROFETAS DO REI ACABE, PARTICULARMENTE ZEDEQUIAS,
GARANTEM QUE ELE VENCERIA O REI DA SÍRIA. O PROFETA MIQUÉIAS
PREDIZ O CONTRÁRIO. TRAVA-SE A BATALHA, E ACABE É MORTO DURANTE A
LUTA.ACAZIAS, SEU FILHO, SUCEDE-O.

368. Acabe mandou vir os seus falsos profetas, que eram uns quatrocentos, para saber se Deus o faria vencer Hadade e reconquistar a cidade que era o motivo da guerra. Eles responderam-lhe que não devia temer pelo resultado daquele empreendimento, pois seria bem-sucedido. Aquele rei cair-lhe-ia nas mãos, como da primeira vez. O rei Josafá julgou, pela maneira como falavam, que eram falsos profetas e perguntou a Acabe se não havia algum profeta do Senhor, de quem pudesse saber com mais certeza o que lhes deveria acontecer.
Ele respondeu que havia um, de nome Miquéias, mas que o odiava e o havia feito meter na prisão, pois só lhe profetizava o mal, tendo já lhe dado a certeza de que ele seria vencido e morto pelo rei da Síria. Josafá pediu que o mandasse chamar, e Acabe o fez por meio de um eunuco, o qual contou no caminho a Miqueias o que os outros profetas haviam predito. Miqueias disse que não era permitido mentir a Deus, e assim diria ao rei tudo o que Ele lhe inspirasse. Os reis insistiram em que lhes declarasse toda a verdade, e ele contou que Deus lhe havia manifestado que os israelitas fugiam de lá para cá, como ovelhas sem pastor, perseguidos pelos sírios, e que aquilo significava que todos se salvariam: somente o rei pereceria no combate. Acabe disse então a Josafá: "Não vos disse eu que esse homem é meu inimigo?"
Miqueias afirmou nada ter dito além do que lhe fora inspirado por Deus, e que aqueles falsos profetas o enganavam, aconselhando-o a empreender aquela guerra e dando-lhe esperança de vitória. E, se o rei insistisse em guerrear, a sua ruína seria inevitável. Essas palavras fizeram Acabe raciocinar, e ele ficou apreensivo. Porém Zedequias, um dos falsos profetas, adiantou-se e disse-lhe para não prestar fé às palavras de Miqueias, pois este nunca predissera algo de verdadeiro, e a maior prova contra ele era o fato de que Elias, um dos maiores profetas, havia predito que os cães lamberiam o sangue de Jezabel na vinha de Nabote, tal como haviam lambido o sangue desse homem depois que o povo o apedrejou, pois parecia que a predição de Miqueias era contrária à de Elias. Assim, nada havia de mais falso que a afirmação de que o rei seria morto dentro de três dias, e logo se conheceria qual dos dois, ele que falava ou Miqueias, era o mais verdadeiro e o mais cheio do Espírito de Deus.
Zedequias acrescentou: "Vou agora bater-lhe no rosto, e que ele, se for um verdadeiro profeta, faça secar a minha mão, tal como fez o profeta Jadom ao rei Jeroboão, secando-a quando este o quis prender, como vossa majestade bem o sabe". Deu em seguida uma bofetada em Miqueias, e, como nada de mal aconteceu a Zedequias, Acabe ficou tranqüilo, perdeu o medo e marchou destemidamente contra os sírios.
E minha opinião que Deus, desejando castigar esse malvado príncipe, fez com que ele acreditasse mais nos falsos profetas que no verdadeiro, a fim de precipitá-lo ainda mais na própria desgraça. Zedequias tomou então chifres de ferro e disse a Acabe: "Eis os sinais com que Deus vos faz saber que a Síria será destruída". Miqueias afirmou o contrário e disse que logo Zedequias fugiria para se esconder, a fim de evitar o castigo pela sua mentira. Essas palavras irritaram de tal modo a Acabe, que ele ordenou que prendessem Miqueias em casa de Amom, governador da cidade, e lhe dessem como alimento somente pão e água.
369. Depois de predições tão opostas, Acabe e Josafá puseram-se em campo com todas as suas forças, para ir sitiar Ramote. Hadade, rei da Síria, veio ao encontro deles e acampou em um lugar próximo. Os dois reis associados resolveram que, para impedir o efeito da profecia de Miquéias, Acabe vestiria as roupas de um simples soldado, e Josafá iria à batalha armado e vestido como Acabe. Mas a troca de roupas não mudou o destino de Acabe. Hadade ordenou a todos os seus chefes e pelos seus oficiais aos soldados que matassem somente Acabe. Assim, na certeza de que Josafá era Acabe, foram diretamente a ele e o cercaram por todos os lados. Quando já estavam bem perto, no entanto, reconheceram que se haviam enganado e retiraram-se.
O combate durou desde a manhã até a noite, e os sírios foram vitoriosos. No entanto, para obedecer ao seu rei, não mataram ninguém, pois só buscavam Acabe, a quem procuraram inutilmente. Porém uma flecha atirada ao acaso atravessou-lhe a couraça e lhe penetrou o pulmão. Temendo que pelo seu ferimento os seus perdessem a coragem, ordenou aos que conduziam o seu carro que o tirassem da luta, para esconder-se, mas não quis descer, fazendo-o somente depois do pôr-do-sol, embora tivesse de suportar dores horríveis. Por fim, faltaram-lhe as forças, e, após perder grande quantidade de sangue, ele morreu.
Quando a noite chegou, os sírios souberam de sua morte por meio de um arauto e assim voltaram imediatamente ao seu país. O corpo do soberano foi levado a Samaria para lá ser sepultado. E, enquanto lavavam o seu carro com água da fonte de )ezreel, pois estava todo coberto de sangue, cumpriu-se a palavra do profeta Elias, porque os cães lamberam esse sangue. As mulheres de má vida, desde esse tempo, costumam lavar-se naquela fonte. Cumpriu-se também assim a profecia de Miquéias, pois Acabe morreu em Ramote.
Pode-se ver, com esse exemplo, como devem ser respeitadas as palavras dos profetas do Senhor, e não a dos falsos profetas, que, para agradar aos homens, só falam o que lhes é agradável, ao passo que somente os oráculos divinos nos revelam o que é mais conveniente fazer ou deixar de fazer. Esse mesmo exemplo demonstra também a força das ordens de Deus, pois, seja qual for o conhecimento que delas tenhamos, não podemos modificar o seu efeito. Os homens, todavia, iludem-se com vãs esperanças até caírem na desgraça predita. Foi assim que morreu Acabe, por não crer naqueles que lhe haviam predito a morte e por prestar fé aos que o enganavam, dizendo-lhe o contrário. Acazias, seu filho, sucedeu-o no trono.



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA

.

Reações:

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...