Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

19 de janeiro de 2010

O Perfil do Cristão - Estudo Bíblico

O PERFIL DO CRISTÃO


A vida cristã séria significa continuamente fazer julgamentos morais. Para isso devemos, em primeiro lugar, aceitar que existem leis morais aplicáveis a todos. Para alguns, a escolha entre o certo e o errado, ou bem e mal, é baseada naquilo que for conveniente para o momento. Outros baseiam a sua moralidade nas convicções culturais ou na influência da mídia, principalmente da TV. Os cristãos devem tirar seus valores da Bíblia. A ética bíblica está preocupada com o estilo de vida que a fé cristã exige. Tg 3: 13; I Pe 3: 2-16; II Pe 3: 11


O caráter de Deus é refletido na ética bíblica. Assim, as virtudes como honestidade,bondade, gentileza e integridade, são atributos definidos por Deus e não estão sujeitos às opiniões particulares.
A ética bíblica é para todos, não distingue raça, classe social e nível cultural. Gl 3: 28; Cl 3: 11; Tg 2: 1-10
Os requisitos morais pelos quais os cristãos devem viver hoje são os mesmos de ontem e serão os mesmos de amanhã, porque “Jesus Cristo é o mesmo, ontem,  hoje e o será eternamente” Hb 13:8
A nossa tarefa é chamar de certo, errado, bem ou mal, o que Deus chama certo, errado, bem ou mal. Não há liberdade individual para decidir quais valores são corretos. Deus já os revelou para nós. Para o cristão, o estilo de vida é uma questão de lealdade a Deus, não de preferência pessoal.
Qual a ordem moral contida nas escrituras? Que devemos sempre considerar a preciosidade daqueles que estão ao nosso redor.
Devemos viver de uma maneira que reflita Cristo em nós. Jesus sempre se orientava em relação aos outros e estabeleceu o padrão ético; o ‘’uns aos outros’’ das escrituras. Devemos seguir seu exemplo e orientar o nosso comportamento de acordo com a preciosidade dos outros. Jo 13: 34-35; Cl 3: 8-9; 12-14
Devemos considerar quem vem atrás, quem está ao nosso lado e quem está à nossa frente. É uma sensibilidade de amor a Deus e ao próximo. Mc 12: 28-31; I Jo 4: 19-21
A qualidade do caráter cristão é exemplificada pela presença ou ausência de três atributos: Respeito; honra e honestidade. Ter uma atitude de respeito; honra e honestidade não é suficiente, tem que haver uma demonstração contínua dos três. Os relacionamentos interpessoais fundamentais para todos os relacionamentos humanos são:
  • Autoridade
  • Pais
  • Anciãos
  • Companheiros e irmãos
  • Propriedades dos outros
  • Natureza
Respeito por Autoridade – Autoridade é um conceito bíblico (Rm 13:1, I Pe 2: 13-14 e 17; Hb 13: 17a).
O homem, por natureza, não gosta de autoridade, porém a ética bíblica requer que vivamos de acordo com a autoridade, honrando os outros. Todas as autoridades originam-se de Deus Rm 13: 1); Deus quer que respeitemos a autoridade Rm 13: 2-3 e treinemos os nossos filhos a fazerem o mesmo. Ef 6:1-4 O Senhor colocou pessoas em posição de autoridade para evitar o caos, a confusão e a destruição.  Imagine se não houvesse autoridade governando o tráfego; para punir os malfeitores e trazê-los à justiça e para proteger os inocentes. Rm 13:4 Concluímos então que a autoridade é necessária para manutenção da ordem.
A submissão à autoridade é aceitar que Deus colocou essa pessoa sobre nós. Muitas vezes uma atitude amarga em relação à autoridade é uma atitude amarga contra Deus.
Respeito pelos pais
Ensinar aos filhos a respeitarem e honrarem os pais é fundamental no ensino sobre “respeito às outras pessoas” Êx 20: 12 O mandamento de Êx 20: 12 está associado a uma promessa; conseqüentemente, a desonra também está ligada a uma maldição. Os que desonram seus pais receberão o peso do julgamento de Deus Pv 30: 17; Êx 21: 15,17 e Lv 20: 9
Os filhos não obedecerão, respeitarão ou honrarão automaticamente a seus pais. Essas atitudes são contrárias à sua natureza. Eles precisam receber treinamento e orientação. Os pais são os governadores designados por Deus para administrar as almas de seus filhos.
De acordo com a Bíblia, honrar os pais implica em um profundo respeito, dado com amor. Honrar por dever não anula a honra, mas anula a santidade da honra e a intenção original de Deus. Deus nos chama a um relacionamento de discipulado com os nossos filhos; a levá-los da inocência e estultícia à maturidade e sabedoria. Pv 4: 1-7 
Respeito por idade
A mensagem bíblica é clara: Honrar a idade é honrar a Deus. Lv 19: 32
É uma ordem bíblica. A tradução literal desse versículo é que diante de uma pessoa idosa, você se levantará e a honrará, e assim temerás o seu Deus.
Respeito pelos colegas e irmãos
A última parte dos dez mandamentos representa o relacionamento do homem como homem. São as orientações para o nosso comportamento, servindo como uma restrição e encorajamento moral de nossas ações em relação aos outros. 
  • Fp 2: 3 diz que os cristãos devem estimar, “considerando cada um, os outros superiores a si mesmo”. 
  • Cl 3: 13 instrui-nos a “suportar uns aos outros”.
  • Rm 12: 10, diz: “preferindo-vos em honra uns aos outros”.
  • Rm 13: 8 instrui-nos a “amar uns aos outros”.
Acerca do Casamento
A Bíblia indica que o casamento é uma aliança.  Ml 2: 14, Pv 2: 17
O casal está definitivamente casado. Sem Deus, o casamento é apenas uma aliança entre duas pessoas. O Senhor não vive em nenhum dos dois, por isso Ele é apenas testemunha do casamento. Deus espera que honremos a aliança, ainda que não foi de sua escolha. Js 9 e 10

Aliança significa morte à vida independente
Não existe: “eu” e sim, “nós”. O outro parceiro tem direito de exigir que cumpramos a aliança ou as promessas da aliança. Je 3: 14 e Js 9: 5-10 A aliança do casamento é selada com um juramento (voto), por isso os votos do casamento são assuntos sérios. Ec 5: 4-5
3. Casamento em Cristo como uma dupla aliança

A aliança inicial de Deus com o homem estava ligada ao casamento original do homem e a mulher. Gn 1: 27-28 Quando o Senhor faz parte de uma aliança de casamento, ela passa a ser uma aliança entre Deus e os cônjuges e entre as duas pessoas. Os benefícios da aliança de casamento, como Deus o planejou, estão disponíveis somente para aqueles que estão em aliança com Deus. Je 32: 38-41
Deus testemunha o nosso casamento, porém, se nenhum dos parceiros é salvo, Ele fica impossibilitado de participar do casamento. E quando pelo menos um dos parceiros recebe Jesus, Deus se torna parte do casamento. I Co 7: 14

Cada cônjuge precisa fazer um compromisso pessoal com Jesus para receber a salvação. Rm 3: 22-24
Quando ambos os parceiros são salvos, poderão experimentar a plenitude do relacionamento como Deus havia planejado para o casamento.
Hb 9: 14: “Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos aos Deus vivo”



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA
.

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario