Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

21 de janeiro de 2010

O Poder do Perdão - Estudo Bíblico

O PODER DO PERDÃO 

O que é a Morte?

Morte significa separação. A morte física é a separação da alma do corpo e a morte espiritual é a separação eterna da alma da presença santa de Deus Ap 21: 8

Como ser perdoado? Se me arrepender agora, o Senhor me perdoa?
SIM! Je 31: 34 Deus está sempre pronto a perdoar e fica feliz ao fazer isso, pois deu o seu Filho unigênito (Jesus Cristo) para isso. Jo 3: 16 Leia em sua Bíblia: A parábola do filho pródigo em Lucas 15: 11-32

O que acontece quando recebo o perdão?
Começa a experimentar o amor de Deus (beijos e abraços), vida nova e santa (roupas), autoridade (anel), liberdade para viver (sandálias), muita comunhão (festa), certeza da vida eterna, etc. O perdão precede cura e a maravilhosa vida de Cristo Lc 15: 20-22

O que acontece se recuso o perdão?
Continuo impuro, separado do amor de Deus, sem vida verdadeira, sem autoridade, sem liberdade, escravo do pecado, sem comunhão com Deus, sujeito a enfermidades, tormentos, em horrível expectação de juízo Hb 10: 26

O que preciso fazer para ser perdoado?

1. Precisa reconhecer que é pecador e querer ser perdoado Lc 18: 13-14 Como Deus vai perdoar alguém que não reconhece que é pecador e quer ser perdoado? É o arrependimento Atos 2: 38 A escritura diz que “sem arrependimento” não há remissão de pecados, pois o arrependimento é o desejo de mudança de vida Lc 3: 8; At 26: 20

2. Confessar os pecados Mt 3: 6 Quando reconhecemos a culpa e confessamos, recebemos o perdão como o Rei Davi recebeu Sl 32: 5 e como João ensinou I Jo 1: 9
3. Deixar os pecados Pv 28: 13 Se quisermos ser perdoados, além de confessar devemos ter o propósito de não mais pecar Jo 8:11

4. Um outro requisito muito importante é perdoar. A quem?  A TODOS QUE NOS OFENDERAM inclusive nós mesmos. O perdão que recebemos só permanece se perdoarmos os que nos ofenderam Mt 6: 14-15), lembrando que Cristo nos perdoou Ef 4: 32). Ler em casa Mt 18: 21-35.

Finalmente devemos pedir perdão e perdoar em nome de Jesus. Por quê?  Porque o pecado é um débito que nós não podemos pagar, mas Jesus pagou na cruz por nós. O crédito pertence a Ele e só Ele pode nos dar este crédito. N’Ele, Deus o Pai, pode nos perdoar completamente, mantendo sua justiça Mt 1: 21; I Jo 2: 12
Quando alguém pecava no passado, levava um cordeiro sem defeito ao sacerdote, impunha as mãos sobre ele, confessava o pecado e o matava, derramando o sangue no altar. Saía feliz por haver pago o pecado através do derramamento de sangue justo. Mas isso era apenas uma figura, pois sangue de animais não pode remir o ser humano. Mas Jesus, sendo Deus, se fez humano e como o cordeiro do passado derramou seu sangue justo e levou sobre si no madeiro, todos os nossos pecados Is 53: 4-5 Que oportunidade maravilhosa Deus nos dá. Não é necessário tentar entender este grande mistério, mas crer que Deus fará o que prometeu àquele que receber pela fé o sacrifício de seu Filho Jesus.

Como confessar meu pecado?

1. Com sua boca, falando diretamente ao Senhor Jesus e reconhecendo sua culpa I Jo 1: 9

2. Com sua boca, tendo como testemunha alguém que ama e serve de fato ao Senhor. Imediatamente será perdoado e coisas maravilhosas começarão a acontecer Tg 5: 16

Como perdoar aos que me ofenderam? 
Da mesma forma que você foi perdoado através do sacrifício de um inocente, sacrifique seus direitos de ficar magoado e libere o perdão pela fé a todos os que te ofenderam e então haverá a confirmação da promessa “Perdoai e sereis perdoados” Lc 6: 37

I. O Ressentimento:  
O ressentimento ou amargura é o “veneno” que mais tem destruído vidas no mundo em que vivemos. Muitos dos problemas existentes a nossa volta como: desentendimento familiar, falta de unidade e harmonia entre cônjuges, pais e filhos, problemas de solidão, depressão, descontrole emocional, vários casos de enfermidades psicossomáticas e até loucura; podem ser conseqüências diretas da falta de perdão na vida de uma pessoa. A liberdade que tanto se busca para uma vida plena e vitoriosa física, emocional e espiritual está diretamente condicionada a atitude de perdão incondicional e constante “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores Mt 6: 12. Ressentimento é sentir novamente, tornar a viver uma ocorrência através das lembranças; magoar-se.

a) O ressentimento causa:
  • Separação de amigos e  familiares
  • Problemas psíquicos
  • Enfermidades
  • Morte. Suicídio causado por depressão aguda ou desespero proveniente de profunda decepção.
  • Assassinato. Resultado de ódio e desejo de vingança.
b) O ressentimento na Igreja:
Ø  Impede a comunhão com Deus e o desenvolvimento de relacionamentos sadios entre irmãos.
Ø  Causa divisões entre famílias, membros que acabam se mudando para outras igrejas por não suportarem a presença dos “problemáticos”, como também a própria divisão da igreja. Muitas igrejas, congregações e denominações nasceram de problemas não resolvidos entre irmãos e entre lideranças.
Ø  Impedem a graça de Deus nas nossas vidas Hb 12: 15

Ressentimento é falta de perdão.

II. A importância do perdão:
É um requisito para se ser perdoado Mt 6: 14-15; 11: 25-26 Traz  libertação Sl 32: 1-2 Pessoas que ‘’passam mal’’ ao encontrarem certas pessoas ou lembrar certas experiências negativas do passado. Problemas de enfermidades constantes; úlceras nervosas, etc. Quando perdoamos, liberamos cura ao nosso corpo, à nossa alma e ao nosso espírito. Muitos destes problemas são causados por ressentimentos.

a) Proteção contra conflitos espirituais, emocionais e psicológicos:

b) Espírito perdoador. Lc 17: 4; Ef 4: 32; Cl 3: 13 Se mantivermos um espírito perdoador, não ficaremos abatidos quando feridos ou decepcionados com outras pessoas (super homem). Mt 10: 28; Hb 10: 30;  Rm 12: 19 

a) Características do perdão:
  • É um mandamento aos filhos de Deus Mt 18: 21-22
  • É universal.
O modelo é como o Senhor nos perdoa. Abrange todas as pessoas, de todas as raças, línguas e culturas Lc 23: 34 Algumas pessoas mantêm uma antipatia por determinadas culturas por causa da história ou algum filme que assistiu, ou ainda por causa de algum fato negativo envolvendo pessoas desta cultura ou nação, e acabam projetando esse sentimento de uma forma generalizada.

3 - Têm que ser uma atitude constante
Independente da pessoa se arrepender ou não. Pv 10: 18; Mt 18: 23 a 35).

4 - É uma escolha que fazemos e não uma emoção Cl 3: 13
Uma das razões para a falta de poder nas nossas vidas e igreja é a falta de perdão, pois quebra a comunhão e impede o fluir de Deus I Jo 1: 7 Uma atmosfera de santidade e pureza manifesta o poder de Deus. Pureza está vinculada a COMUNHÃO que mantemos uns com os outros, o que depende de mantermos um espírito perdoador. I Jo 3: 15 EXEMPLO: “Fulano” para mim está morto!!!  INDIFERENÇA!!! I Jo 4: 20; Rm 12: 18

b) Como devemos perdoar. 
  1. Tomar a decisão de perdoar a pessoa (escolher) - Mc 11: 25-26
  2. Depender da Graça de Deus e aceitá-la pela Fé  -  I Pe 1: 13;  II Tm 2 :1
  3. Voltar (ou começar) a fazer o melhor possível para a pessoa  -  I Pe 3: 8-9
  4. Disciplinar os pensamentos não aceitando pensar negativamente contra a pessoa. Fp 4: 8-9
  5. Interceder pela pessoa e abençoá-la em oração. É impossível ter ressentimento contra alguém pelo qual oramos sempre. Mt 5: 38-48
c) Perdoar a quem?
  1. AOS  PAIS: É Comum que filhos guardem ressentimentos contra seus pais por causa de brutalidades, incompreensões, brigas entre os pais, sentimentos de rejeição, abusos físicos e sexuais, etc.
  2. IRMÃOS,  AMIGOS  E  CÔNJUGES: As maiores decepções e feridas emocionais são causadas pelas pessoas mais íntimas e próximas da gente.
  3. AOS  ‘’INIMIGOS’’:  Mt 5: 38-42; I Pe 2: 21-23
  4. ÀS AUTORIDADES:  I Tm 2: 12
  5. A SI MESMO:  Muitas pessoas sofrem por causa de erros e/ou pecados no passado e não conseguem se perdoar ou aceitar o que aconteceu Rm 8: 33-34 Se sofremos por esta causa, a Graça de Deus não pode fluir através de nossas vidas...
III. Conclusão.
O cristão precisa cultivar duas atitudes que são básicas no seu caminhar diário, para que a graça de Deus possa fluir constantemente na sua vida. Ele precisa ser:

a) PERDOADOR

b) DOADOR
Que o Senhor Deus nos abençoe e acrescente a cada dia a revelação da Sua Palavra às nossas vidas para que sejamos moldados à imagem de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.



Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

2 Comentários :

Blz, para um crente-pecador, o perdão de Jesus Cristo é o meu alimento manutendor de minha vida

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario