Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

25 de julho de 2015

Estudo da Fé - Teologia 19.38 - A Fé de Tomé X A Fé de Abraão

Estudo da Fé - Teologia 19.38


A Fé de Tome X A Fé de Abraão

Quero ir um passo além e mostrar-lhe a diferença entre a fé mental e a fé do coração.

João 20.25-29
25 Disseram-lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei.
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reuni­dos os seus discípulos e Tome com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!
27 E logo disse a Tome: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tome: Senhor meu e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram, e creram.

ROMANOS 4.17-21
17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.
18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara,
20 Não duvidou da promessa de Deus, por incredu­lidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
21 Estando plenamente convicto de que ele era po­deroso para cumprir o que prometera.

Você consegue perceber alguma diferença entre a fé de Tome e a fé de Abraão? Decididamente, sim! Tome disse: "Não crerei até que possa ver o sinal dos cravos e a ferida do seu lado". (Jo 20.25)
Jesus disse: Porque me viste, creste? Bem-aventura­dos OS QUE NÃO VIRAM, E CRERAM (v29).
Considere Abraão que chamou à existência aquilo que não existia. Que tipo de fé é a fé bíblica? É lógico que é a fé de Abraão, porque Hb 11.1 diz: Agora, aféé a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem.
Em Hb 11 a Bíblia diz que Abraão agradou a Deus por meio de sua fé (Hb 11.8-12). A fé de Abraão era baseada no fato de que ele estava plenamente convicto de que ele (Deus) era poderoso para cumprir o que prometera (Rm 4.21). Abraão creu em Deus, na promessa de Deus.
A Fé Bíblica
Há uma pequena fórmula para a fé que agrada a Deus. Você pode fazer com que a fé bíblica opere em seu favor. É o mesmo tipo de fé que Abraão teve, e que operou em seu favor. Esta fé é baseada naquilo que Deus diz.
1. Considere a Palavra de Deus naquilo que você deseja receber de Deus.
2. Creia na Palavra de Deus.
3. Não considere as circunstâncias contraditórias.
4. Louve a Deus pela resposta.
Siga estes quatro princípios e obterá os resultados desejados, pois estes são os passos certos para a libertação, cura, orações respondidas, ou qualquer coisa que você esteja buscando em Deus.
Vejamos agora a fé de Tomo. A fé de Tomo não era baseada naquilo que Deus dissera, e sim naquilo que seus sentidos físicos lhe informavam. Por exemplo, Tome disse que não creria, a não ser que pudesse ver.
Muitas pessoas dizem: "Quando ver ou sentir, então saberei que recebi meu pedido". Mas essa não é a fé bíblica. Trata-se da fé humana natural, e qualquer peca­dor tem essa fé. A verdadeira fé na Palavra diz: "Se Deus disse que ó verdade, então é verdade". Crer em Deus é crer em sua Palavra.
Gosto de algo que Smith Wigglesworth disse. Ele disse: "Não posso compreender a Deus por meio de sentimentos. Não posso compreender ao Senhor Jesus por meio de sentimentos. Posso compreender a Deus Pai e ao Senhor Jesus somente por aquilo que a Palavra diz que Ele é". Wigglesworth continuou: "Precisamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo pela Palavra cie Deus".
Muitas pessoas tentam conhecer a Deus por meio de seus sentimentos. Quando se sentem bem, acham que Deus os ouviu, se não, acham que Deus não os ouviu. A fé deles é baseada em seus sentimentos, mas a minha fé é baseada na Palavra de Deus.
Se a Palavra de Deus diz que ele me ouve, então sei que me ouve, porque ele assim o disse, e sua Palavra não pode mentir. Em outras palavras, se minha fé ó baseada em sentimentos, estou usando a fé humana natural. Neste caso, estou tentando obter resultados espirituais por meio da fé humana natural, e isso não funciona. Tenho que usar a fé escriturística e bíblica, e crer na Palavra de Deus. E se minha fé é baseada na Palavra de Deus, então creio na Palavra sem considerar as evidências que satisfariam os meus sentidos físicos.
Muitas pessoas estão tentando obter a bênção de Abraão por meio da fé de Tome, e isto não funciona.
Aqueles que são crentes têm a fé do tipo de Abraão, porque Gálatas 3.29 diz: E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão, e herdeiros segundo a promessa. E Gálatas 3.27 diz: Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Temos a fé do tipo de Abraão. Não estamos tentando consegui-la, pois já a temos.
Um Exemplo do Andar Por Vista Ao Invés do Andar Por Fé
Em certo lugar onde estava dirigindo uma campanha de reavivamento, havia certa pregadora que tinha vindo à fila de cura vez após vez e nunca fora curada. O pastor perguntou-me por quê. Ele disse que ela era bastante conhecida naquela região e que muitas pessoas não estavam indo à frente para receber sua cura, pois pen­savam que se ela não podia ser curada, tampouco poderiam ser curados.
Então pedi ao Senhor para que me ajudasse. Se não pudesse fazer com que aquela mulher enxergasse o que era a fé e onde estava falhando em receber sua cura, pelo menos queria que o Senhor me ajudasse a mostrar às pessoas da congregação o que é a fé.
O Senhor me falou que eu não seria capaz de fazê-la enxergar onde estava falhando, mas seria capaz de usá-la como exemplo para que o restante da congre­gação pudesse entender o que é a fé.
Quando cheguei até ela na fila de cura, orei por ela. Quando terminei, ela começou a tocar o lugar em seu corpo onde estava enferma. Imediatamente disse: "Não, não fui curada ainda. Ore de novo". Então orei de novo, e quando terminei, ela agiu da mesma maneira.
Finalmente, eu disse: "Orarei por você mais uma vez, e, quando terminar, você pode sentar-se". Após orar pela terceira vez, o Senhor me disse exatamente o que deveria fazer para ajudar a congregação. Naquele ins­tante, ela já tinha voltado para o seu lugar. Então, cha­mei-a novamente.
Disse: "Irmã, quero lhe fazer uma pergunta".
Ela disse: "Tudo bem, vá em frente".
Perguntei: "Quando você irá começar a crer que foi curada?"
"Bem, quando for curada!”
Perguntei: "O que você deseja ter para crer que foi curada?"
Ela respondeu: "Repita, por favor".
Repeti esta pergunta ainda quatro vezes, mas mesmo assim ela não a entendeu. Mas a maioria da congre­gação entendeu, e logo depois, muitos deles vieram à frente, e foram curados.
Ela estava tentando entender mentalmente aquela verdade, mas não podemos fazê-lo, pois nossas mentes não podem entender as coisas da dimensão espiritual. Mas se você aprender a ouvir seu espírito, o entendi­mento virá de dentro de você, porque o seu coração entende essas coisas.




Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.