Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

30 de outubro de 2016

Fundamentalismo - Teologia 24.29 - Conceitos Sobre Deus

Fundamentalismo - Teologia 24.29

CONCEITOS SOBRE DEUS: O DEUS DA BÍBLIA - VISÃO GLOBAL DO CRISTIANISMO FUNDAMENTALISTA CONTRASTADA COM A VISÃO NÃO FUNDAMENTALISTA: UM EXEMPLO DO CONFRONTO ENTRE ORTODOXIA E APOSTASIA

Colin Chapman - [Livro: "O Cristianismo no Banco do Réus"] "A indagação sobre Deus envolve duas partes: [1] Quem é Deus? (questão de definição]; [2] Será que Deus existe de fato, se O concebemos como um Deus Pessoal? (questão da sua existência). Na prática, porém, não podemos discutir sobre a existência de Deus sem discutir o que entendemos pela palavra Deus."

Colin Chapman - [Livro: "O Cristianismo no Banco do Réus"] Fala das 5 respostas possíveis a questão: QUEM OU O QUE É DEUS? DEUS EXISTE? "[1] Deus realmente existe; Ele é como a Bíblia O descreve; (Resposta Cristã); . Podemos sumariar a compreensão bíblica de Deus nas proposições abaixo. Elas não exau. . . . rem o sentido de Deus para o cristão, mas postulam certas diretrizes fundamentais. . . . 1ª) Deus é pessoal e Deus é infinito; . . 2ª) Deus é o Criador do universo e Deus é o Sustentador do Universo; . . 3ª) Deus é amor e Deus é santo; 4ª) Deus é um e Deus é três "pessoas" . . . . *As Correspondentes proposições de cada par dever ser consideradas juntamente, para que . se equilibrem entre si
[2] Deus existe mais Ele é bastante diferente do que a Bíblia O descreve; . Resposta segundo: A RELIGIÃO PRIMEVA, O JUDAISMO, O ISLÃ E O DEÍSMO . . . . O conceito de Deus, nestas religiões, difere do conceito cristão em três aspectos importan. . . tes: . 1º) Alguns não têm conhecimento de certos aspectos da compreensão cristã de Deus; . 2º) Alguns ignoram alguns destes aspectos . 3º) Alguns negam alguns destes aspectos (que Deus é infinito...ou que há três pessoas. . as . em um só Deus, ou que Ele pode ser conhecido de maneira pessoal).
[3] Nunca poderemos saber se Deus existe ou não; . . . Reposta segundo: O AGNOSTICISMO E O MISTICISMO. Alguns dos maiores pensadores europeus unem-se ao HINDUÍSMO e ao BUDISMO ao darem a resposta "não sabemos" à inquirição sobre a existência de Deus.
[4] Deus não existe; (Resposta do ATEÍSMO) . Ao passo que o agnóstico diz: "Deus talvez, exista, mas nunca poderemos sabê-lo, o ateu afirma categoricamente: "Deus não existe. não há nenhum Deus aqui." Jean-Paul Sartre disse: "Quando falamos em ‘abandono’ - um vocábulo favorito de Heidegger - queremos dizer tão somente que Deus não existe, e que é necessário levar até ao próprio fim as conseqüências da sua ausência" Michael Harrington fala das conseqüências da ausência de Deus no pensamento e vida do homem do século XX. Mostra que uma passagem do JÚBILO para o PROFUNDO PESSIMISMO: " Depois da morte de Deus, o Homem, que suspostamente deveria substituílo, enfastiou-se de si mesmo. Isso resultou em uma crise de crença e de descrença, que esvaziou espiritualmente ao século XX">
* Pergunta que mostrar a incoerência do ateísmos: "Como você sabe com certeza que Deus não existe? Há alguma base razoável para o seu ateísmo? Sobre que bases você alicerça a sua crença? Como você sabe que o seu ateísmo diz a verdade?
[5] Deus não existe; mas o vocábulo é útil se redefinirmos o seu significado. . . . Resposta segundo: O PANTEÍSMO, COMUNISMO, EXISTENCIALISMO, HUMANIS. . . MO E ALGUNS TEÓLOGOS MODERNOS. Certas Conclusões parecem seguir-se do ateísmo ou do agnosticismo radicais: . 1ª) O que temos no universo é tudo quanto existe; nada existe além daquilo que podemos ver . . ou tocar - nenhum mundo sobrenatural invisível. . 2ª) A morte é o fim do indivíduo; não há vida no além-túmulo. Mas para aceitar essas conclusões como inevitáveis, a viver com a idéia que nada existe além das aparências, nada senão o presente. * Robert Brow cita quatro variações de panteísmo que subjaz esta quinta resposta: 1. "Tudo quanto existe é Deus." (Panteísmo absoluto.) 2. "Deus é a realidade do princípio por trás da natureza." (Panteísmo modificado) 3. " Deus está para a natureza assim como a alma está para o corpo" (Monismo modificado) 4. " Só Deus é realidade. Tudo o mais é imaginação." (Monismo absoluto).

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.