Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

30 de novembro de 2016

Geografia Bíblica - Teologia 25.44 - Geografia da Grécia

 Geografia Bíblica - Teologia 25.44


III - GEOGRAFIA DA GRÉCIA

A Grécia constitui-se, praticamente, de uma penínsu­la localizada no Sudeste da Europa. Esse maravilhoso país é banhado por três mares: a leste, pelo Egeu; ao sul, pelo Mediterrâneo; e a oeste pelo Jônico. A Macedônia ficava ao norte. Nos primórdios, o território grego era conhecido como Acaia e limitava-se, ao sul da península. A região ocupada por Atenas, nessa mesma época, era denominada de Ática.
Toda recortada pelo mar, a Grécia é cercada por mui­tas ilhas e ilhotas. A natureza prodigalizou a Hélade com numerosas montanhas e abruptos declives. Negou-lhe, entretanto, caudalosos rios e extensas planícies. A hidrogra­fia grega é paupérrima. Por causa disso, os helenos só culti­vam sementes que resistam aos longos estios e às altas temperaturas.
Em virtude da inclemência do clima e do solo de sua terra, os gregos começaram a dar asas à sua imaginação. Sonharam com outras terras e vislumbraram novos hori­zontes. Embevecidos de sonhos e esperanças, provocaram a sua diáspora, que durou do Século XII ao Século VI a.C. Eles fundaram colônias nas ilhas do mar Egeu, do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Instalaram-se, ainda, na Ásia Menor, no Sul da Itália, no Norte da África e até em Massília, território ocupado, hoje, pela França.
A partir do Século IV a.C. a história da Grécia entre­laça-se à da Macedônia. É bom conhecermos, por conse­guinte, algumas particularidades geográficas desse país que, sob a roupagem helena, quase conquistou a Terra.
A Macedônia limitava-se, ao sul com a Grécia; ao les­te, com o mar Egeu e com a Trácia; ao norte, com os mon­tes balcânicos; e, a oeste, com a Trácia e o Ilíaco. Hodiernamente, o território macedônio é ocupado pela Grécia, Iugoslávia, Bulgária, Albânia e a parte européia da Tur­quia. O país de Alexandre Magno era uma vastíssima planície fértil, cercada de altas montanhas.
Na Macedônia, ficava a cidade de Filipos, onde o Evangelho, através de Paulo, foi pregado, pela primeira vez, em território europeu. Dessa região estratégica, a Pa­lavra de Deus estendeu-se por toda a Europa, alcançando milhões de almas. O território macedônio, portanto, serviu de importantíssima base missionária para o apóstolo dos gentios coroar de êxitos a sua carreira cristã.
Alexandre Magno, lançou-se da Macedônia para con­quistar o mundo. Do mesmo lugar, o apóstolo Paulo lan­çou-se à Europa para ganhar o mundo, mas, para Cristo. As glórias do príncipe macedônio, entretanto, feneceram. - E, as glórias do Evangelho? - Continuam a brilhar!

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA