Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

15 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.91 - Vale de Moabe

 Geografia Bíblica - Teologia 25.91

X - VALE DE MOABE

É o vale de Moabe o mais dilatado dos três vales que desembocam na planície moabita. Localizada a nordeste do mar Morto, essa região era habitada pelos incestuosos filhos de Ló, que muitos danos causaram aos israelitas.
Tentando impedir o avanço do povo de Deus, os moa-bitas colocaram tropeços em seu arraial. Em conseqüência da contumácia de Moabe, determinou o Senhor: "Ne­nhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na con­gregação do Senhor eternamente. Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar" (Dt 23.3-4).
Moisés morreu em Moabe. Dessas terras, o maior le­gislador do Antigo Testamento avistou Canaã. E, então, com a serenidade própria dos anjos, adormeceu.
Não obstante amaldiçoados, a misericórdia alcançou os filhos de Moabe por intermédio de Rute. Virtuosa e cheia de fé, essa moabita teve o singular privilégio de ser uma das ancestrais de nosso Senhor Jesus Cristo. A histó­ria de Rute é uma das mais belas páginas de amor da lite­ratura universal.
Nessa região, foi encontrada a famosa Pedra Moabita. Descreve-a Orlando Boyer: "Uma pedra de basalto negro, encontrada no ano de 1868 nas ruínas de Dibom, antiga ci­dade moabita. É o maior documento encontrado até agora, fora da Bíblia, que trata da Palestina, antes de Cristo. Sua inscrição difere muito pouco do hebraico. Esta pedra dá um relatório da guerra de Mesa, rei de Moabe, contra Onri, Acabe e outros reis de Israel."


Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA