Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

16 de janeiro de 2017

Geografia Bíblica - Teologia 25.95 Montes da Terra Santa



 Geografia Bíblica - Teologia 25.95


Montes da Terra Santa

Sumário: Introdução. 

I - Montes palestínicos: 
1. Montes de Judá. 
2. Montes de Efraim. 
3. Montes de Naftali. 

II - Montes transjordanianos: 
1. Montes de Moabe. 
2. Montes de Basã. 
3. Montes de Gileade. 

III -Monte Sinai.

INTRODUÇÃO
Inspirado pelo Espírito Santo cantou Davi, o suave salmista: "Os que confiam no Senhor serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre" (Sl 125.1,2).
Por que Davi, em um de seus mais belos salmos, refe­re-se, aos montes?
Os montes sempre exerceram fortíssima influência sobre o espírito do povo de Deus. Nessas elevações, vis­lumbravam os israelitas a magnitude divina. Foi no Sinai, aliás, que os hebreus adquiriram seu corpo doutrinai. Ou­tras experiências espirituais tiveram eles nesses acidentes geográficos, bastante comuns em Israel.
O pastor Enéas Tognini compendia estas importantís­simas lições sobre a orografia da Terra Santa: "Israel pas­sou 400 anos no Baixo Egito, cujas terras são planas, onde não chove, pois confina com o medonho deserto do Saara. Esse povo passaria, sob o comando de Moisés, para Canaã. terra de montes e vales, e onde a chuva é abundante no in­verno. Os montes exerceram poderosa influência no povo que cantou em sua poesia ou prosa os cumes e as elevações. A importância dos montes na Bíblia é muito grande. As tábuas da Lei foram dadas por Deus a Moisés num monte; Arão morreu num monte; também Moisés; a bênção e a maldição foram proclamadas em montes; João Batista nasceu nas montanhas; Jesus nasceu na região montanho­sa da Judéia; sua grande batalha com o Diabo foi num monte; num monte foi o seu maior sermão; transfigurou-se num monte; agonizou num monte; foi crucificado num monte; e sepultado e ressurrecto num monte, e, ainda, as­cendeu ao Céu de um monie, e mais: voltará, colocando seus pés no monte das Oliveiras."
O que é um monte; Recorramos à definição de John Davis: "Elevação natural da terra. Aplica-se geralmente a uma eminência, mais ou menos saliente, menor do que a montanha, e maior do que um outeiro. Estes nomes têm valor relativo; às vezes a mesma elevação é designada, em alguns lugares por monte e em outros por montanha. Mon­te é a tradução do hebraico 'Gibah', e do grego 'Bounos'".

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA

E COMPARTILHA