História De Israel – Teologia 31.249
CAPÍTULO 2
SOBRE AS QUATRO SEITAS QUE HAVIA ENTRE OS JUDEUS.
760. Entre os judeus, os que faziam profissão particular de
sabedoria estavam, há vários séculos, divididos em três seitas: os essênios, os
saduceus e os fariseus, das quais, embora eu já tenha falado no segundo livro
da Guerra dos judeus, penso que devo dizer aqui também alguma coisa.
A maneira de viver dos fariseus não é fácil nem cheia de
delícias: é simples. Eles se apegam obstinadamente ao que se convencem que
devem abraçar. Honram de tal modo os velhos que não ousam nem mesmo contradizê-los.
Atribuem ao destino tudo o que acontece, sem, todavia, tirar ao homem o poder
de consentir. De sorte que, sendo tudo feito por ordem de Deus, depende, no
entanto, da nossa vontade entregarmo-nos à virtude ou ao vício. Eles julgam que
as almas são imortais, julgadas em um outro mundo e recompensadas ou castigadas
segundo foram neste — virtuosas ou viciosas — e que umas são eternamente
retidas prisioneiras nessa outra vida, e outras retornam a esta. Eles
granjearam, por essa crença, tão grande autoridade entre o povo que este segue
os seus sentimentos em tudo o que se refere ao culto de Deus e às orações
solenes que lhe são feitas. Assim, cidades inteiras dão testemunhos valiosos de
sua virtude, de sua maneira de viver e de seus discursos.
A opinião dos saduceus é que as almas morrem com os corpos e
que a única coisa que somos obrigados a fazer é observar a lei, sendo um ato de
virtude não tentar exceder em sabedoria os que a ensinam. Os adeptos dessa
seita são em pequeno número, mas ela é composta de pessoas da mais alta
condição. Quase sempre, nada se faz segundo o seu parecer, porque quando eles
são elevados aos cargos e às honras, muitas vezes contra a própria vontade, são
obrigados a se conformar com o proceder dos fariseus, pois o povo não permitiria
qualquer oposição a estes.
Os essênios, a terceira seita, atribuem e entregam todas as
coisas, sem exceção, à providência de Deus. Crêem que as almas são imortais,
acham que se deve fazer todo o possível para praticar a justiça e se contentam
em enviar as suas ofertas ao Templo, sem oferecer lá os sacrifícios, porque o
fazem em particular, com cerimônias ainda maiores. Os seus costumes são
irreprocháveis, e a sua única ocupação é cultivar a terra. Sua virtude é tão
admirável que supera em muito a dos gregos e de outras nações, porque eles
fazem disso todo o seu empenho e preocupação e a ela se aplicam continuamente.
Possuem todos os bens em comum, sem que os ricos tenham maior parte que os
pobres. O seu número é superior a quatro mil. Não têm mulheres nem criados,
porque estão convencidos de que as mulheres não contribuem para o descanso da
vida. Quanto aos criados, consideram uma ofensa à natureza, que fez todos os
homens iguais, querer sujeitá-los. Assim, eles se servem uns dos outros e
escolhem homens de bem da ordem dos sacerdotes, que recebem tudo o que eles
recolhem de seu trabalho e têm o cuidado de fornecer alimento a todos. Essa
maneira de viver é quase igual à dos que chamamos plistes e vivem entre os
dácios.
Judas, de quem acabamos de falar, foi o fundador da quarta
seita. Está em tudo de acordo com a dos fariseus, exceto que aqueles que fazem
profissão para adotá-la afirmam que há um só Deus, ao qual se deve reconhecer
por Senhor e Rei. Eles têm um amor tão ardente pela liberdade que não há tormen-tos
que não sofram ou que não deixem sofrer as pessoas mais caras antes de atribuir
a quem quer que seja o nome de senhor e mestre. A esse respeito não me
delongarei mais, porque é coisa conhecida de tantas pessoas que, em vez de
temer que não se preste fé ao que digo, tenho somente o receio de não poder
expressar até que ponto vai a sua incrível paciência e o seu desprezo pela dor.
Mas essa invencível firmeza aumentou ainda pela maneira ultrajosa como Géssio
Floro, governador da Judéia, tratou a nossa nação e a levou por fim a se
revoltar contra os romanos.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
o nosso entendimento
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